Resenha O caçador de pipas

Oii pessoal, tudo bem?
Ontem o Heitor me enviou essa resenha, eu ia postar só na semana que vem, mas como ele insiste muito, decidi colocá-la hoje, é do livro O caçador de pipas. Eu ainda não li esse livro, mas já vi o filme, e é bem emocionante.

Titulo: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Edição: 1
Lançamento: 2005
Páginas: 368
SinopseO caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado

Resenha

O livro narra a história de Amir e Hassan. Amir era o filho de um homem rico, Hassan era filho do empregado da casa do pai de Amir. Por viverem muito tempo juntos, Amir e Hassan eram muito amigos, na verdade, isso passava de amizade, era lealdade. Mas somente da parte de Hassan.

Amir não tratava Hassan como um amigo ou mesmo ou irmão, nem tinha lealdade pelo garoto, mas gostava de ser tratado como chefe. Sempre houveram campeonatos de pipas na aldeia onde eles moravam, e quando os dois ganham o campeonato, Hassan se oferece para  ir buscar a última pipa que eles cortaram, e Amir acaba aceitando.

``Por você eu buscaria mil vezes´´ - Hassan

Eu simplesmente não tenho nada de errado para falar desse livro, apenas a narrativa que foi um pouco complicada. Para quem não tem paciência será fácil largar o livro.
A história é super bem formada,  chorei muito no final do livro, e essa história me fez refletir muito, muito, por dias e dias.

Acho que nunca é tarde para ser feliz, essa foi a mensagem que o livro me passou, e que nós também temos arrependimentos, mas devemos nos perdoar e tentar consertar o que fizemos no passado. Amir fez coisas que ele se arrependeu muito depois, e ele se culpou por toda a sua vida, mas conseguiu e aprendeu a perdoar as pessoas, e a perdoar a si mesmo, o que é mais importante. Não importa o quão grave tenha sido o seu erro, o que importa é que você aprenda a aceitá-lo, e com ele aprender para não errar novamente.

O caçador de pipas é um dos melhores livros que eu já li, e não me arrependo de ter lido. Confesso que ás vezes ficava com um pouco de raiva de Amir, afinal, Hassan era tão fiel a ele, garanto que pularia de um penhasco por Amir. 


Heitor 

6 comentários

  1. Eu sempre tive medo desse livro. Sabe quando você escuta muita coisa boa de um livro, mas tem receio de ler? Então..
    Sua resenha m deixou um pouco mais corajosa, mas ainda não sei se terei coragem. O pior é saber que posso estar perdendo muita coisa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais
      Nao tenha medo, eu forcei meu amigo que odeia e tem medo destes tipos de coisa, a ver o filme.
      E ele amou, ele ate comprou o livro (nao era pra tanto) o livro tem seu climax, mais depois disso e como se fosse uma auto ajuda para voce ver que sempre temos uma chance de arrumar um grande erro no passado!

      Abracos
      Heitor

      Excluir
  2. Eu li este livro e vou postar a resenha daqui a alguns dias..também odiei o Amir por ser um covarde...Amei o Hassan com todas as forças...e chorei muito... não tenho nada de ruim a dizer do livro, pois eu gostei mesmo...
    e fiquei mais triste ainda por saber que esta estória é de fato uma grande verdade de crianças no nosso planeta..principalmente as do Afeganistão...


    Parabéns pela resenha.

    Beijokas!

    Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ADORO esse livro, um dos melhores livros que já li, sem dúvidas!
    Já estou seguindo aqui ;)
    Estou começando um blog também, se quiser dar uma forcinha e seguir o blog eu agradeço *-*
    Passa lá http://coisasdaschirley.blogspot.com.br/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muita vontade de ler esse livro mas já vi o filme e gostei, mas é um pouco parado então passo.

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro a uns 3 anos atrás, quando estava operada e minha irmã apareceu com vários livros para eu poder matar o tempo, uma vez que eu tinha que ficar de molho na cama. Mas valeu a pena. Li esse livro e amei. é de leitura fácil e a gente se envolve com seus personagens. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...