Emprestar ou não?

Oie pessoal, como estão?
Já vi posts parecidos com este em alguns blogs e decidi fazer um aqui também, mas bem diferente dos que vi. Você já emprestou algum livro seu? O que sentiu ao não ver seu amado livrinho na estante? Ver aquele lugarzinho que antes era ocupado pelo seu xodó vazio?



Emprestar ou não os seus livros?
Bom, desde muito pequena eu adorava ler, mas nunca conseguia imaginar meus livros com outras pessoas, e nunca fui de emprestar meus bebezinhos, até o ano passado, quando finalmente decidi meu medo de lado.
Comecei emprestando Querido John, do Nicholas Sparks, e não vou dizer que não me arrependi, porque eu me arrependi...E muito. Querido John passou de mão em mão sem eu saber, um ia emprestando para o outro, até decidirem finalmente me devolver, e ele estava tão sujinho e amassado, coitado, até marcas de corretivo eu encontrei nele. Fiquei um tempo sem emprestar, e sem olhar para a cara de quem eu havia emprestado, mas logo cedi novamente.
Acontece que, desta vez, eu emprestei o livro para um amigo que eu confiava muito, e disse para ele que qualquer dano ao livro, ele deveria me dar outro. Funcionou, o livro voltou tão novo quanto estava antes, e esse foi o passo para uma nova era de empréstimos...rsrsrs....
Muita gente tem medo de emprestar os livros, ou até mesmo um pouco de ciúmes. Confesso que não gosto de ver outras pessoas próximas a mim gostando dos mesmos personagens (principalmente do Ren e do Kishan - A maldição do tigre) mas fico feliz por poder conversar com essas pessoas sobre esses livros.


Antigamente era super raro eu ver alguém lendo na escola, mas hoje em dia é mais frequente, e o bom é que alguns desses livros são os meus :)

Não pensem que eu saio por ai emprestando meus livros para qualquer um não. Tem que ser alguém de confiança, e eu estimulo um prazo para devolução do livro. Já entreguei até contrato uma vez, em época de fim de ano, pois estava com medo de nunca mais ver meu livrinho.
Já emprestei até quatro livros de uma vez só, mas para quatro pessoas diferentes. Hoje eu só empresto um de cada vez, mas para os meus amigos, apenas.

Mesmo emprestando vários livros, não confio em ninguém para cuidar dos meus xodós mais amados, eles são meus bebês mais queridos, e só saem da estante quando eu for lê-los. (e para limpar, rsrs)
O bom de emprestar livros, é que você sente que está mudando alguma coisa, trazendo cultura para a vida de alguém ou influenciando essa pessoa que antes nem sabia o que era um livro. Outro ponto positivo, é que se essa pessoa para quem você emprestou o livro tiver livros em casa, ela vai confiar em você para te emprestar também, então é como uma "troca".
Já vi vários leitores que fazem contratos para empréstimos de livros, e achei bem bacana, porque ai quem recebeu o livro não tem como fugir da responsabilidade de entregar no prazo e etc.


Quando emprestei um livro meu da Alyson Noel (não lembro qual, só me recordo o nome da autora) imprimi esse primeiro contrato, que a Flávia do blog Livros e chocolate criou, fiz meu amigo assinar e estimulei um prazo de um mês para ele ler.

Vejo muitas brincadeiras no facebook sobre livros emprestados, e depois de ler algumas mensagens que aparecem por lá, até dá um pouco de medo de emprestar meus bebês. Encontrei algumas imagens, como estas abaixo:
Fico de olho nos meus livros até quando estão com meus amigos, é um tal de "cuidado, vai amassar" e "não segura desse jeito que estraga".
Nem sempre os livros se perdem do dono, na maioria das vezes, os outros devolvem.
Realmente, as pessoas para quem eu empresto meus livros são muito importantes para mim, se não fossem eu não emprestaria de jeito nenhum.
Para você que empresta seus livros, tome cuidado para não perder ele de vista, e também fique de olho nas pessoas para quem você empresta.
Quem nunca emprestou, que tal tentar uma vez? Escolha um livro que não seja o seu favorito e empreste para alguém de confiança, " e veja a magia acontecer".

MilkMilks
Dryh Meira

7 comentários

  1. Eu empresto mas nessas condições: se estragar vai me dar outro rs. Funciona. E é o que está acontecendo, uma amiga vai me comprar outro A Esperança rs.

    Mas vou voltar a evitar empréstimos. Tá virando biblioteca pública isso aqui ahaah

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs funciona mesmo, apesar de eu ficar feliz em ganhar outro livro, fico triste pelo que ficou "machucado" :/
      rsrs também era assim comigo, mas ai ACABOU A PALHAÇADA..kkk

      Excluir
  2. Aiai!!!! Esse é um maiores problemas que tenho.... Todo mundo que vem aqui em casa fica babando na minha estante... rsrsrsrrsrs

    A primeira vez que emprestei um livro foi A Cabana, e confesso que o coitado sofreu, depois disso nunca mais emprestei um livro meu para esta pessoa. Minha irmã pediu meu 50 tons emprestado e o coitado voltou com um ton de rosa na capa! ¬¬ Tbm não empresto mais....

    Só há 3 pessoas a quem eu confio emprestar meus livros, e confesso que sou a biblioteca delas! Minha cunhada, Bel, e minhas amigas Janaina e sua mãe Graça. Gostei da ideia do contrato, já vou baixá-lo aqui e sempre que alguém me pedir m livro, vou usá-lo! rsrsrsrsrsrrs

    Adorei o post! bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs na minha também ficavam assim, e o pior é que aumenta cada vez mais a minha "biblioteca".
      rsrs maldade, cinquenta tons de cinza e rosa...rsrs

      Excluir
  3. Nunca tive problemas em emprestar livros, acho que os livros tem mais é que serem emprestados, eu como leitora assídua, quero mais é as pessoal leiam. Claro que se um livro que emprestei não voltar como foi, não empresto mais, Acho o fim alguém riscar um livro que não é seu!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiz isso uma vez, parei de emprestar livro para uma "amiga" depois que ela amassou e sujou um livro meu.

      Excluir
  4. Amei o post!Salvei os dois estilo de contrato.Eu tenho um livro que é meio plastificado.Emprestei-o para uma amiga e quando ela devolveu eu havia um buraco no meio do livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...