Eleanor & Park

Titulo: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Edição: 1
Lançamento: 2014

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.´

Resenha
Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre. – página 311
Eleanor é a garota nova, esquisita com seus cabelos cor de fogo rebeldes e as roupas enormes que usa, sem contar que é um pouco grande. Já no primeiro dia de aula, ela foi motivo de cochichos e comentários maldosos da parte de muitos alunos, e alguns deles, pertencentes ao grupo de amigos de Park, um garoto popular, mas que fica sempre na sua. Foi nesse dia que eles se conheceram, no ônibus, indo para a escola. Mas não disseram nada um ao outro.

Algum tempo depois, Park percebe que a menina está sempre um pouco inclinada para o lado dele no banco, enquanto lê os seus gibis. Ele poderia se sentir incomodado e pedir para que ela parasse, mas ao invés disso, passou a virar as páginas mais devagar, e logo, já emprestava os quadrinhos para Eleanor. Depois disso, foram os fones e as fitas com música, e logo, eles já poderiam ser considerados amigos.
Porque, se ela iria chorar por uma coisa, seria pelo fato de sua vida ser uma droga completa, e não porque um garoto legal e bonitinho não gostava dela desse jeito. – página 73
Park é um coreano mestiço que tem um colchão d’água, vários objetos decorativos em seu quarto e uma família perfeita, enquanto Eleanor mal tem um quarto. Ela divide um cômodo pequeno com seus quatro irmãos mais novos, e mora numa casa minúscula que nem mesmo tem uma porta separando o banheiro da cozinha. Ela sabe que não pode reclamar, ou será expulsa por seu padrasto novamente, como aconteceu há um ano. 
Apenas não gostava de pensar sobre Park o que raios ele poderia ter visto nela. – página 80 
Já tinha visto e lido muitas criticas positivas sobre esse livro antes de finalmente criar coragem para comprá-lo, então tinha expectativas altíssimas. Não é um romance do qual eu esteja acostumada a ler, é bem diferente, mas de uma forma boa. Não é aquele clichê do qual estamos acostumados, os personagens não são parecidos com nenhum outro que eu já tenha conhecido. Eleanor & Park é um livro único sem comparações. 
Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz. – página 94 
Durante a trama, os protagonistas afastam um ao outro diversas vezes; Eleanor por medo do padrasto descobrir seu namoro e fazer algo terrível com ambos, e Park por vergonha de e por Eleanor. Sempre que ele diz algo e ela interpreta da forma errada, os dois acabam brigando, e ela se afasta ainda mais. 
Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo. – página 158
Park é como um refúgio para Eleanor; com ele, ela pode ouvir musicas e dar as mãos sem se preocupar se alguém estaria olhando ou falando mal das suas roupas. Ela esquecia a família problemática e os hematomas da mãe, que morria de medo do homem bêbado com quem passou a morar. Park era especial, mas ela tinha medo de que ele acabasse se afastando. Queria estar o tempo todo com ele, porém não queria levá-lo para a bagunça que era a sua vida. 
- Não gosto de você, Park – ela confirmou, num tom que, por um segundo, pareceu indicar que era sério mesmo. – Eu... – a voz dela quase desapareceu. – Eu acho que vivo por você. – página 114 
Esse é um daqueles livros que nós não conseguimos nem podemos largar de jeito nenhum. No momento em que desgrudei os olhos das páginas, já quis voltar a ler, e isso não aconteceu só uma vez. O livro é doce de uma forma que eu nunca vi antes, os personagens são apaixonantes e muuito fofos. É um livro que se você ler enquanto come mel, pode acabar se tornando diabético. 
Eu nunca disse que te amo, pensou Eleanor. – página 240
Fiquei totalmente encantada com a escrita da autora, que mesmo sendo em terceira pessoa, conseguiu transmitir todos os sentimentos e pensamentos dos personagens; os capítulos eram divididos entre Eleanor e Park, onde poderíamos acompanhar um pouco do dia de cada um; a diagramação do livro é maravilhosa, a capa é linda e os desenhos nas orelhas dele também. Super recomendo esse livro, para todos. 
- Acha que eu me importo com isso agora? – Segurou o rosto dela nas mãos. – Acha que me importo com qualquer coisa além de você? – página 292
MilkMilks
Dryh Meira

20 comentários

  1. Incrível como a grande quantidade de opiniões que leio desse livro são positivas. Sou doida para ler desde a primeira resenha, mas ainda não tive oportunidade.
    Adoro esse tipo de relacionamento que o casal principal parecem ter! Simples e bem construído.
    Acho que agora vou passar na frente dos outros da lista.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, faça isso Carol! Você vai amar o livro, tenho certeza :)

      Excluir
  2. Dryh, fiquei, em primeiro lugar, assim>>> o.O para a primeira citação. Nada mais marcante do que ler uma frase dessas. Adorei a história do livro. Gostei mais ainda por não se tratar daquele clichê que as pessoas estão tão acostumadas a ler. Eu não sou muito chegada a romance água com açúcar que já imaginamos tudo. Esse, definitivamente, me surpreendeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' o livro tem tantas citações bonitas como essa, que foi quase impossível escolher apenas algumas *-*

      Excluir
  3. Oláá!
    aaah, todas as resenhas que eu leio a respeito desse livro são maravilhosas. Adoro essa historia de menina refugio... sempre me encanto com esses homens! :)
    não vejo a hora de conferir a leitura! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh, amei sua resenha, e lá vai mais um livro para a lista de desejado, ainda não tinha visto nenhuma resenha dele apesar de muitos falarem super bem e às vezes não gosto de ler livros muito modinha, mas esse vou ter que ler. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não sou lá uma grande fã de modinhas, mas este é um que vale muito a pena :)

      Excluir
  5. Oiii!!! Ainda não li esse livro, embora só tenha ouvido comentários ótimos a respeito. A sua resenha é incrível, mas eu achei meio clichezinha sim, a menina pobre e nada popular q se apaixona pelo garoto popular e bem de vida. :) Mas nem td cliche romance é chato. Alguns são maravilhosos. E esses quotes q vc separou, menina de deus, q coisas lindassss. "Porque, se ela iria chorar por uma coisa, seria pelo fato de sua vida ser uma droga completa, e não porque um garoto legal e bonitinho não gostava dela desse jeito. – página 73"
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Gih ^^ lindos né? O bom desse livro, é que lá pela metade foge daqueles clichês que a gente já está acostumado :)

      Excluir
  6. Eu sou louca pra ler esse livro, ele parece ser muuito fofa. Antes de ler já to com dó da Eleanor, que vidinha difícil! Só vi comentários positivos sobre esse livro até hoje, parece ser um romance simples e bonito. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu quase chorei com esse livro por conta dela e de sua família *-*

      Excluir
  7. Esse é aquele tipo de livro que eu quero muito conferir mais tenho medo de me decepcionar porque todo mundo elogia ele. Fico com aquela curiosidade em o ler mais ao mesmo tempo com receio de não gostar.
    Gostei da resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também tinha medo de me decepcionar, mas ele estava em promoção...haha'

      Excluir
  8. Oie...
    Já ouvi falar muito bem deste livro e a cada nova resenha que leio, fico com mais vontade de ler o livro.
    O enredo parece ser muito bom e a leitura cativante e envolvente!! Adorei os quotes e a capa é muito linda!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh estou com o livro aqui em casa mas não tive tempo de ler. Quero fazer o quanto antes, dizem o final não é muito bom =/

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o final tirou meu chão...kkkk' mas não consegui imaginar outro desfecho, então consegui não ficar brava com a autora *-*

      Excluir
  10. EU QUERO ESSE LIVRO, para ontem! Que adorável a sua resenha! Eu me sinto feliz em saber que um livro que tanto desejo provoca positivamente alguém cuja a crítica confio (rs). Pode parecer tolo, mas saber que vo-cê considerou Eleanor e Park perfeito me deixa ansiosa para lê-lo! Haha.
    Seus comentários finais foram tão fofos, flor. *3*
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk' fico feliz que você tenha gostado, Francine ^^ e ainda mais ao saber que você quer lê-lo. COOORRE!!! Você não vai se arrepender!!!

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...