De olho no autor #14: L.L. Alves

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?

Quem aí conhece a Luene Alves? Ela é autora de Mudanças e Instituição para Jovens Prodígios, e conversará um pouco com a gente hoje no De olho no autor. Espero que gostem :)




1.  Como foi seu primeiro contato com a leitura?
L.L.: Não lembro exatamente qual foi meu primeiro contato com a leitura, mas comecei a me apaixonar pelo mundo dos livros aos 11 anos quando li “Harry Potter e a Câmara Secreta”, o único livro da série que tinha na biblioteca da escola. Lembro-me de ter pensado “essa história deve ser boa” e a partir daí não parei mais de ler.

2.  Na infância, qual era sua relação com os livros?
L.L.: Eu não conseguia parar de ler! Sempre pegava livros emprestados na biblioteca da escola, já que não tinha dinheiro para comprar, e lia em um ou dois dias, e já corria para pegar outro. Eu era uma leitora voraz e queria ler cada vez mais e mais.

3.   Quando você começou a escrever? 
L.L.: Comecei a escrever aos 13 anos. Antes disso já tinha rabiscado algumas histórias, mas desistido de todas.

4.   Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
L.L.: Eu me inspiro em praticamente tudo na hora de escrever. Gosto de analisar as pessoas ao meu redor e imaginar como ficariam em um personagem; ou então analiso determinada situação e penso se ficaria boa em alguma cena. Em todos meus livros sempre tem um pouco de mim e das pessoas que conheço. Além disso, tem alguns escritores que tenho como referência: J K. Rowling, Machado de Assis, Neil Gaiman, Priscila Boltão, Cassandra Clare e Cornelia Funke.


5.    Os personagens do seu livro foram inspirados em alguém que você conhece?
L.L.: É impossível um autor se desligar totalmente de sua vida ao escrever. Então, é claro, sempre me inspiro em alguma característica, algum jeito de falar ou de agir daqueles que conheço. Em “Mudanças” acredito que o que mais chega próximo disso é a relação pais-filhos que abordo.

6.    Você já recebeu críticas negativas ou mal educadas sobre o seu trabalho?
L.L.: Já, algumas vezes. Mas devo dizer que as “mal educadas” sempre foram anônimas e eu sinceramente não levo em consideração, porque a pessoa claramente só quer me ferir. Quanto às negativas, também já tive, o que é bem previsível já que nem todo mundo vai gostar dos meus livros. Aceito-as de bom grado e presto atenção nas dicas que podem me ajudar a melhorar minha escrita no futuro.

7.    Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência?
L.L.: Normalmente escrevo em 1 ou 2 meses – não gosto de enrolar demais. Depois, é claro, passo vários outros meses ou anos editando e revisando a história, trabalhando nos detalhes, etc. Foi assim que eu fiz com “Mudanças”. Escrevi-o aos 13 anos de idade, fui modificando ao decorrer dos anos e antes da publicação na Bienal de SP editei, adicionei capítulos e dei uma melhorada na história. “Mudanças” foi meu primeiro livro escrito na vida, então a sensação foi de muita felicidade e esperança. Eu pensei: “se eu consegui escrever um, posso escrever mais!”. E agora estou no 10º livro.

8.  Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 

L.L.: São muitas... Muitas. Dentre várias, há o mercado literário brasileiro que não é ideal para os escritores. As editoras ainda não tem capacidade de apoiar os autores nacionais do jeito que deve ser, e as poucas que apoiam têm critérios de seleção muito rígidos. Além disso, os custos de publicação são altíssimos, principalmente para um autor que não tem condição de investir no processo: capa, revisão, diagramação... Por fim, temos a divulgação. Nós, brasileiros, ainda ficamos meio receosos em comprar o livro de um autor “desconhecido”, e preferimos comprar aquele que já está fazendo sucesso lá fora. Para se sobressair nesse meio é MUITO difícil, e é necessário lutar todo dia e tentar não desanimar. No entanto, posso afirmar que esse último ponto está mudando, aos poucos, e fico muito feliz de notar isso!

9.   Para você, qual a melhor coisa em escrever?
L.L.: Tudo!! rsrs Meu momento preferido é quando sento, coloco o notebook no colo, e começo a digitar, as ideias fluindo e as palavras sendo digitadas sem hesitação, sem medo... É um sentimento único!

10.   Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
L.L.: Sim, é dificílima! rs No entanto, Harry Potter ainda está nos meus favoritos, especialmente “Harry Potter e a Ordem da Fénix”. Como Harry Potter foi o livro que me incentivou a escrever, não tem como ser de outra forma.

11. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
L.L.: Nossa, outra pergunta difícil! Acho que se eu fosse um personagem eu seria Lara Müller, a protagonista da minha séria fantástica Instituição para Jovens Prodígios. Ela é uma garota decidida e muito apegada à família, e aos poucos vai começando a aprender mais sobre seu papel no mundo, e começa e a se tornar uma verdadeira prodígio.


12.  Além de escrever, você também lê bastante?
L.L.: Normalmente leio muito. Depois da metade desse ano, contudo, li pouco (e tenho vergonha disso!)

13.    Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
L.L.: São tantos! Recomendo “Segunda Chance”, da Priscila Boltão, publicado pela Sollo Editorial. “ADQS”, da Fabiana Cardoso e “Almakia”, da Lhaisa Andria, os dois publicado pela Modo Editora.

14.  Poderia nos contar um pouco do seu livro?
L.L.: Claro! “Mudanças” conta a história de Verônica, uma típica “aborrecente”, que se irrita com tudo e acredita que o mundo está contra ela. É um livro leve, que aborda os acontecimentos da adolescência: a dificuldade de pais e filhos se compreenderem, a dificuldade no amor – em não saber controlar aqueles sentimentos novos e confusos, e também na amizade, até que ponto ela vai. É um livro indicado para todas as idades. Muitos leitores já me disseram que se identificaram muito com a protagonista, que se lembraram de sua adolescência, sentindo que voltavam no tempo, e que, é claro, se irritaram muito com suas atitudes da aborrecente rsrs.

15. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?

L.L.:Tenho alguns trabalhos em andamento (escritor é tudo louco mesmo). O mais recente – o que estou escrevendo para o NaNoWriMo – é segredo absoluto hahaha É o primeiro livro de um trilogia de fantasia, mas não posso dizer mais nada por enquanto, desculpa! Também tenho outro livro de fantasia que preciso revisar e um de distopia, mas não escrevi nada ainda, são apenas ideias.



Conheci a Luene na Bienal de São Paulo e já sabia que ela era super simpática, mas quando ela aceitou a entrevista e me mandou as respostas, tive 100% de certeza de que ela é um amor de pessoa ♥

16 comentários

  1. Oi Dryh.
    A autora com certeza soube em quem se inspirar: Neil Gaiman e Cornelia <3
    Gostei da Luene, ela sabe tirar proveito das críticas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    nossa ela escreve rápido rsrsrs
    gostei bastante da entrevista. Não conhecia o livro dela.

    abraços

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, tudo bem?

    Adorei a entrevista, a Luene é muito querida. Mudanças parece ótimo!! *_* Fiquei bem animada. Suuuper legal ela colocar HP como os preferidos dela hahaha Colocaria entre os meus também.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Conheço a Luene desde antes dela lançar seu primeiro livro e afirmo com toda certeza: ela merece todo sucesso.
    Excelente entrevista. Foi ótimo para conhecer ainda mais da autora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  5. Oi, Driely! Em primeiro lugar, muito obrigada pelo convite! Adorei participar e achei as perguntas muito pertinentes e interessantes. Obrigada pelo carinho e atenção <3 Você também é uma fofa, e fico feliz por ainda acreditar nessa escritora maluca que vos fala rsrs
    Tô aqui para o que precisar o/
    Beijão, linda! :*

    ResponderExcluir
  6. Oi, nem conheci ela e olha que eu tenho um e-book dela Escola de jovens prodígios mais nem li ainda. Gostei da entrevista. Vou tentar ler quando de o livro dela para conhecer a escrita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Dryh, primeira vez no blog e amei essa entrevista. Parabéns!

    Conheci a fofa da Luene pessoalmente na Bienal de São Paulo, mas é sempre bom saber um pouco mais sobre a experiência da escritora. Li e fiquei encantada com Instituição para Jovens Prodígios, agora pretendo ler Mudanças.

    Abraços Fabi

    ResponderExcluir
  8. Mudanças me chama muito a atenção, ele esta participando da União de Autores, espero ter a oportunidade de ler!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Dryh!
    Muitos da nova geração começaram a ler por causa do Harry!
    Fiquei impressionada como a autora começou a escrever tão cedo.
    Gostei da entrevista, porque pude conhecer um pouco mais sobre a autora e seu processo de criação.
    “Sede pacientes; a paciência também é uma caridade, e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.”(Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Excelente entrevista, gostei muito de saber mais da autora Luene Alves, curto muito autores nacionais, quero muito ler o livro Mudanças.

    ResponderExcluir
  11. Amei a entrevista , e sempre bom conhecer um pouco mais sobre os autores, amei saber das suas inspirações.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a autora ainda e fiquei encantada com esta entrevista sobre ela e seus livros. Estou simplesmente encantada com o que descobri aqui do livro Mudanças. Já estava pensando em ler e agora com certeza não vou deixar passar. Parabéns pra ela e muito sucesso. E parabéns pra você por esta linda entrevista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a autora ainda e fiquei encantada com esta entrevista sobre ela e seus livros. Estou simplesmente encantada com o que descobri aqui do livro Mudanças. Já estava pensando em ler e agora com certeza não vou deixar passar. Parabéns pra ela e muito sucesso. E parabéns pra você por esta linda entrevista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Simpática! Além de nos cativar na escrita também quer nos cativar no verbo! E gostei como escreve, terminar um livro rapidamente e depois se dedicar a corrigi-lo. Alguns autores deveriam fazer mais isso.

    ResponderExcluir
  15. Sucesso pra ela. Li o livro instituição para jovens pródigos e adorei. Que continue escrevendo livros bons e carismáticos assim.

    ResponderExcluir
  16. Gosto de analisar as pessoas, combina cmg! Ela tem boas referencias, deve ser um livro e tanto! curiosissima!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...