Feios




Titulo: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Páginas: 412
Edição: 7
Lançamento: 2014

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Resenha
Havia algo mágico naqueles olhos grandes e perfeitos, algo que praticamente obrigava as pessoas a prestar atenção ao que diziam, a protegê-los dos perigos, a fazê-los felizes. Eles eram tão... perfeitos. – página 11


Feios não era um livro que eu queria ler desesperadamente, estava na lista de desejados, mas não era prioridade. Depois de taanta insistência de minha irmã, decidi lê-lo, e depois de tantos elogios da parte dela, passei a criar muitas expectativas para o livro, e no final, me decepcionei um pouco.

Tally está quase com dezesseis anos, quase deixando de lado seus lábios finos e nariz grosso para se tornar uma perfeita, o sonho de todo feio. Ela vive num lugar onde vários feios esperam ansiosamente o dia de seus aniversários, quando finalmente poderão fazer a tão esperada cirurgia e viver no mundo dos perfeitos, onde todos são simétricos e belos, fazem festas todos os dias e são felizes. O melhor amigo de Tally acabou de fazer dezesseis anos, e ao vê-lo partir, ela se sente sozinha, e decide ir visitá-lo.

Os feios são tratados como aberrações pelos perfeitos, por mais que estes já tenham sido a primeira classe anteriormente, então atravessar a cidade até um lugar infestado de perfeitos não foi fácil para Tally, principalmente porque fazer aquilo era estritamente proibido. Ela deixou de lado os riscos e conseqüências que poderia enfrentar para ver seu melhor amigo, Peris.

Naquela noite, depois de fugir e ligar um alarme de incêndio por acidente, Tally conhece Shay, uma feia que NÃO queria se tornar perfeita simplesmente pelo fato de gostar de seu rosto e corpo, coisa que Tally nunca tinha ouvido antes da boca de qualquer outro feio. As duas nasceram no mesmo dia e, por estarem sozinhas após perderem seus amigos para a perfeição, acabam se tornando amigas.

Pouco antes do aniversário de ambas, Shay revela um segredo que guardou durante todo o tempo em que estiveram juntas: ela vai fugir para as Fumaças, um lugar onde feios “rebeldes” vivem. Ela convida Tally para segui-la e quando a menina recusa, deixa um bilhete com charadas e pistas para que a menina siga caso mude de ideia.

De inicio, Tally não quis deixar a chance de ser perfeita de lado, ela não queria ir para as Fumaças, mas foi ameaçada pelos Especiais (um tipo de polícia), que descobriram sua relação com Shay, uma das poucas pessoas que conhecia o caminho das Fumaças, lugar que estava na mira dos Especiais há muito tempo, mas eles não faziam ideia de como chegar lá. Chantageada, Tally escolhe trair Shay e encontrar o tal lugar, chamando os Especiais assim que o encontrasse.
Ela então embarca numa aventura sozinha, para conseguir de volta sua chance de se tornar perfeita. Caso não concordasse em entregar todos os feios rebeldes, ela seria uma feia pelo resto de sua vida.


Sem o pingente, Tally estaria presa naquele ambiente selvagem. Feia para sempre. A única maneira de voltar para casa era trair sua amiga. – página 182


Achei o livro um pouco fraco demais, os personagens não cativam e a escrita é ainda pior. Não gostei da forma que o autor narra a história, muito menos das atitudes de Tally, esperava que ela quebrasse a cara para valer depois de tudo o que fez, mas não aconteceu nada demais com ela. A história é um pouco enrolada, mal via a hora de terminar logo o livro para ler qualquer outro que não fosse a continuação. Já tinha lido um livro do Westerfeld antes e não gostei muito, mas imaginei que Feios seria bem melhor.
Não é uma série que eu recomende, e pelo o que vi, não foi a única a me decepcionar com ela. Espero que os próximos livros sejam beem melhores que este.


- Essa é a pior coisa que eles fazem com você. Com todos vocês... As lesões são o de menos. O maior estrago é causado antes mesmo de eles pegarem um bisturi: todos vocês sofrem uma lavagem cerebral para acharem que são feios. – página 269


8 comentários

  1. Li "Feios" há bastante tempo e confesso que fiquei decepcionada também, Tally não foi uma boa protagonista para mim e, caso não esteja enganada, a impressão que tive foi a de uma personagem muito infantil para quem deveria estar amadurecendo. Mas enfim, esse foi o único livro que li do autor e como já vi muita gente o elogiando em outras obras, espero que ele me agrade nelas! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também achei ela muito infantil, realmente espero que amadureça nos próximos livros :/

      Excluir
  2. Tenho muita curiosidade de ler esse livro e, apesar de muitas opiniões opostas, ainda arrisco a leitura, mas bem mais pra frente, por enquanto, tenho outras leituras na frente.
    Bjim!
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa li este livro faz muito tempo e gostei bastante.
    Não curti muito o último da série, mas este é mto bom

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca senti vontade de ler essa série...
    Valeu da dica =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dryh. Eu li o livro Feios há algum tempo, e sabe que eu curti. Depois eu li o segundo, Especiais, mas quando fui ler o terceiro, parecia que não tinha em comum com os primeiros livros. Desisti dessa leitura, mas espero ainda conseguir finalizar essa história.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li, mas sem muitas expectativas. Então eu gostei. Não foi aqueeeeela coisa, mas gostei.
    Tanto que fiquei curiosa para saber como termina e já comprei os outros três da série, mas ainda não li.
    Vejo muita gente mesmo falando que não gostou tanto assim.
    E acho a Tally muito chata, acho que ela merecia uma castigozinho mesmo...

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esse livro essa semana de um amigo. Presente de niver atrasado kkkkk
    Que pena que vc não gostou tanto do livro :(
    Vou ler, talvez eu goste né kkkk
    Beijos Ameiiiii a resenha.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...