Brilho

Titulo: Brilho
Autora: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração
Páginas: 354
Edição: 1
Lançamento: 2013

Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

Resenha

Há mais de quarenta anos, duas naves saíram da Terra e do nosso sistema solar, que já estava praticamente destruído por conta da poluição que o planeta água emanava, e todas as pessoas á bordo sonhavam com um Novo Mundo, onde poderiam viver em plena alegria e paz. A New Horizon foi a primeira a sair, estando a centenas de anos luz á frente da Empyrean, onde vivem nossos personagens.

A vida na Empyrean era normal, era boa. Havia cultivos de alimentos, água, animais e todas as coisas que puderem imaginar, e a única coisa que os habitantes precisavam fazer para sobreviver, além de ajudar com os afazeres, era procriar, afinal, sem crianças a humanidade seria extinta. Desde pequena, Waverly ouvia seus pais e todos os outros adultos dizerem que ela precisava engravidar cedo, pois seria mais fértil e forte para gerar uma criança, mas nunca desejou fazê-lo, nem mesmo quando Kieran, seu namorado, a pediu em casamento.

Há algum tempo, os tripulantes da Empyrean percebiam coisas estranhas acontecendo, como o capitão discutindo com a capitã da New Horizon e a própria New Horizon desacelerando cada vez mais para se aproximar da Empyrean, o que não deveria acontecer. Elas não deveriam estar tão próximas, já que a primeira saiu bem antes da segunda, então com certeza, algo estava errado. Suas suspeitas se concretam quando eles são invadidos, todas as meninas são levadas, os adultos mortos e os garotos deixados para trás.

Precisava achar uma maneira de sair daquela nave, não importava o que acontecesse. Se fosse necessário, poderia até matar para atingir seu objetivo. – página 133

No inicio não estava muito animada para ler esse livro, achei um pouco “baah” essa coisa de criarem as mulheres só para elas fazerem filhos. Ok, a humanidade estava sendo extinta, mas não precisavam explorar as pessoas daquele jeito, deixando para eles uma missão que eles não pediram.

O livro é narrado em terceira pessoa e é intercalado em Waverly e Kieran, nossos protagonistas. Kieran é o garoto certinho que sempre faz o que lhe pedem, confia nas pessoas sem pensar duas vezes e é mais ingênuo que as crianças menores da nave, mas quando se trata de sobrevivência e de salvar as pessoas que ama, ele sabe deixar o Sr.Certinho de lado para fazer o que precisa ser feito, e foi isso o que me fez gostar um pouco dele. Waverly é corajosa de uma forma que eu não saberia explicar. Ela luta pelo o que acredita e tenta, de todas as formas, proteger as meninas menores, que não fazem ideia do que está acontecendo e acreditam facilmente na palavra dos outros. Ela, assim como Kieran, é uma líder.

Uma coisa que me impressionou muito nesse livro, foi que ele me fez duvidar dos personagens o tempo todo. Num momento, eu odiava o personagem tal, imaginando que ele era o inimigo e, no outro, acreditava que ele era o mocinho da história. Amy soube como deixar o leitor contra todo mundo, e eu me senti assim o tempo todo, como se não soubesse em quem confiar ou se poderia confiar em alguém. Não é todo autor que consegue deixar um leitor assim.

Um personagem do qual eu gostei/odiei muito é Seth, um rapaz quieto e mal-humorado que é apaixonado por Waverly e transforma a história num triângulo amoroso. Não gosto de triângulos amorosos, mas esse com certeza será diferente de todos que eu já conheci. É uma história emocionante, tensa e cheia de reviravoltas, não sei como não li esse livro antes, e mal vejo a hora de ter o segundo em mãos. Quem gosta de distopia, romance e ficção cientifica não pode deixar de conhecer o mundo criado por Amy, e quem gosta de personagens fortes que surpreendem, não pode deixar de conhecer o trio Waverly, Seth e Kieran.

- Sua idiota! Não importa com quanta força você lute.
- Importa para mim – disse Waverly baixinho.
- Vá, então lute!
- Vou lutar. – página 119


19 comentários

  1. Oi, Dryh!
    Quando vi que postou uma resenha sobre esse livro, soube que não poderia deixar de ler sua opinião. Eu confio muito no que você diz e achei ótimo entrar aqui e ver que não me arrependerei de ler Brilho. Ainda não o adquiri, porque estou com MUITOS livros para serem lidos, mas espero MESMO comprá-lo logo e incluí-lo nessa lista enorme, haha.

    Esse lance de duvidar de todos os personagens me atraiu demais!

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' sei bem como é, mas leia siiiiim, acho que você vai amar ♥

      Excluir
  2. Ai, meu Deus, é distopia? *-*

    Já tinha ouvido falar sobre o livro na página da própria editora, e agora descubro que é distopia *-*

    Eu amo distopias! :3 Acho que vou acrescentar à minha meta! ><

    Parabéns! Ótima resenha!

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dryh, concordo MUITO com você. Eu me sentia dentro da nave sem saber em quem confiar.
    Sou super volúvel, uma hora amava, na outra odiava e voltava a amar e ficava super confusa, hahaha.
    Também amo/odeio o Seth, assim como o Kieran. Diz que em Centelha, o próximo livro, o Kieran está muito doido, tipo a pastora da New Horizon o.O
    Já quero muito a continuação.
    Você também ficou com a respiração "presa" o livro todo? Essa coisa de espaço, vácuo, falta de ar me deixou assim, haha.
    E o que é essa capa mega linda com brilhos, né? AMO!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele já estava um pouco assim no final de Brilho, morrendo de medo do que vou encontrar em Centelha o.O fiquei sim, senti que só consegui respirar quando acabou...haha' a capa é linda de morrer ♥

      Excluir
  4. Oieee

    Eu não consegui também confiar em nenhum personagem e desta vez não curti essa distopia achei a narrativa chata e não pretendo mais ler os outros livros, a unica coisa que compensa é a capa mesmo porque o resto não me agradou. rssr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. É fato Dryh que você ama Distopias hahahaha
    Achei o enredo bem interessante e como sou fã do gênero tbm, fiquei curiosa para ler!
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dryh!
    Eu tenho uma queda por distopias. No entanto, ainda não li Brilho.
    Mas, parece ser ótimo! Um daqueles livros que nos fazem refletir, amar e odiar ao mesmo tempo.
    E a capa é linda, né?

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha, estou tentando me aventurar por distopias. Gostei da resenha, vou guardar o nome.Não sei se essa coisa de amar/odiar funcionaria, já sou indecisa por natureza hahaha
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  8. Gosto de distopia,quando vi este livro achei a capa linda mas não sabia do que se tratava pelo que tu relatas na resenha é uma história bem construida.
    Achei além de tudo uma dica perfeita de leitura para o povo literário.
    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Brilho é um livro que quero ler a um tempo. Primeiro por essa capa mais que maravilhosa né, e por amar distopias!!
    Gostei de saber mais da história, e fiquei muito mais que curiosa para saber como foi que a autora conseguiu fazer o leitor ficar desconfiado de todos os personagem, isso deve deixar a leitura interessantíssima!!!
    Amei sua resenha, beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi lInda! Confesso que nunca tive vontade de ler este livro, mas depois de uma resenha assim quem não vai querer ler a obra. Assim que possível vou ler

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, abrange questoes bem importantes para reflexao, amei bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Li esse livro já tempinho e assim gostei muito da leitura e me perguntava porque ainda não tinha lido, esse mesmo aspecto me chamou atenção, a autora consegue deixa o leitor sempre desconfiando de um personagem, gosto disso porque assim no final sempre somos surpreendidos rs
    Também acredito que esse triangulo amoro será um tanto diferente do que estamos acostumados.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  13. Ola Dryh lindona as capas são lindas dos livros, mas esse enredo de naves não me atrai, pelo menos nesse momento. Li muitos elogios, mas ainda não consegui aquela vontade de ler. Que bom que curtiu a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Drrrrryh!!! \o/

    Já vi que vc gosta de uma distopia hein!!!
    São meus favoritos também!

    Sempre tive vontade de comprar esse livro pois acho a capa muito bonita!
    Mas nunca parei pra ler sinopse nem resenha nenhuma!
    Agora fiquei interessada!
    O que aconteceu para a humanidade chegar a esse ponto e o que farão para reparar?!

    Assim que der eu compro!
    Beijokinhaaaaa!

    ResponderExcluir
  15. Dryyyyh!

    Uhuuuuul essa é uma das minhas distopias preferidas. Achei o enredo fantástico e também curti a continuação, a autora não deixa nada a desejar.

    A capa é maravilhosa né?

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu amo livros que deixam a gente borbulhando de sentimentos contraditórios e Brilho parece ser assim ,como você descreveu. É meio estranho mesmo essa coisa de criarem as meninas para "procriar" mas entendo essa situação dentro do enredo.

    Enfim,linda resenha para um livro que acho que realmente preciso ler.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...