A mais pura verdade


Título: A mais pura verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
Resenha

Sozinho, estou deixando meu lar. Uma nova jornada, uma nova estrada. Para as montanhas agora. – página 13

Mark é um garotinho de 12 anos que está doente. Remédios e dores de cabeça fazem parte de sua rotina há anos, mas ele nunca se deixou abalar pelos tratamentos. O livro começa com Mark fugindo de casa, junto com seu fiel amigo, Beau, um cachorrinho maravilhoso que o segue e protege o tempo todo, enfiado dentro da mochila de seu dono. Ele tem o sonho de escalar o Monte Rainier, e a única pessoa que sabe disso, além dele mesmo, é Jess, sua melhor amiga.

Mesmo a muitos quilômetros de distância. Um amigo ainda pode segurar sua mão. E estar ao seu lado. – página 27

Livros onde o personagem decide viajar sozinho são os meus favoritos, sempre consigo me encantar com as histórias e me apegar aos aventureiros que narram, mas acrescente uma boa dose de drama e o livro se torna o meu favorito. Mark viajou apenas com uma mochila, Beau e uma máquina fotográfica para seguir seu sonho, mesmo sabendo que era perigoso, e que poderia precisar de ajuda caso algo acontecesse. Ele é um personagem corajoso, determinado e que não desistirá nem mesmo quando todo o seu dinheiro acabar, ou quando sua cabeça estiver explodindo por dentro, e isso é muito, mas muito admirável.

O livro é dividido em capítulos e subcapítulos, sendo os capítulos narrados por Mark (primeira pessoa) em sua viagem, e os subcapítulos por Jess, (em terceira pessoa). Jess é a única pessoa que sabe para onde Mark foi, mas como a melhor amiga que é, ela prometeu que guardaria segredo para que o amigo fizesse o que precisava ser feito, fosse qual fosse o motivo da viagem.

Não dá para guardar um segredo em uma mochila. – página 131

Mark é um personagem que conquista o leitor já no início, e não porque ele é criança, mas sim pela coragem e determinação que demonstra durante o livro todo, quando decide que vai até o fim não importa o que aconteça. Ele é um garoto cativante que deixaria muitos outros por aí no chinelo, e um dos meus heróis favoritos também. Claro que não posso deixar de mencionar Beau, o cachorro mais melhor amigo do homem deste mundo! Ele não abandona seu dono em momento algum, e eu estava morrendo de medo que alguma coisa acontecesse com esses dois. De verdade, a leitura foi tensa... E muito emocionante.
A editora fez um ótimo trabalho na diagramação, tanto no livro quanto no livrinho com os primeiros capítulos. A história flui tão rapidamente que a gente nem vê o livro acabando até virar a última página, e quando isso aconteceu eu quase chorei por mais. A escrita do autor é maravilhosa, porém eu me senti um pouco incomodada com a repetição da frase “é a mais pura verdade”. Não esperava que ela fosse aparecer umas dez ou mais vezes, mas tudo bem.

Não havia chegado até aqui e sobrevivido a tudo isso só para desistir agora. Essa é a mais pura verdade. – página 126

Bom, eu disse isso na resenha de primeiras impressões do livro e repito agora: A mais pura verdade NÃO DEVE ser comparado com outros livros (de capas azuis) onde o protagonista tem câncer. A única coisa que Mark, Sam, Hazel e Gus têm em comum é o mardito câncer, somente isso. As experiências pelas quais eles passam são diferentes, e as emoções que avassalam o leitor são ainda mais, então dê uma chance ao livro antes de pensar que ele é o novo A culpa é das estrelas, ou uma cópia de Como viver eternamente, porque ele não é. A mais pura verdade é uma história única, e com certeza merece ser lida.

- Não tem sentido continuarmos, Beau. Mas acho que também não tem sentido voltar. – página 108

12 comentários

  1. Ah, eu amei esse livro! Achei válido você comentar isso sobre não compararem Mark com outros personagens, também acho chato quando alguém vem dizer que não vai ler um livro pois parece com outro, aff. Realmente a frase "a mais pura verdade" se repete bastante, mas isso não me incomodou muito não, achei até engraçado, rsrs.
    Amei a resenha.
    Beijos!

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii tudo bem?
    Quando recebi esse livro, li em uma tarde, passando o tempo que não percebi que cheguei na última página, a história me prendeu com a escrita, fiquei sem ar no momento tenso pelo Beau, Mark se afogando, etc, linda palavras no livro que tive anotar *O* A editora está de parabéns pela capa, só o final da história eu esperava algo mais, ficou boa sua resenha :D
    Feliz doce páscoa <3
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Beau me conquistou confesso, mas as personagens humanos não. O livro foi ótimo para passar o tempo, mas apenas

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh!
    Ainda não li esse livro, mas fiquei interessada por ele quando li o livrinho da editora. Acredito que vou me emocionar bastante.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu também tenho o A Mais Pura Verdade, é minha próxima leitura, aliás. E a história é linda mesmo, apesar da enorme repetição da frase 'é a mais pura verdade'.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li o livro mais estou curiosa!
    Parece ser uma história emocionante ~se que vou chorar rios~ e única ♥
    Adooorei a resenha!

    Beeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/2015/04/leituras-do-mes-fevereiro-e-marco.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Dry!
    Esse livro está me atiçando a cada resenha, sério HAHAHA necessito ler, a curiosidade já está imensa.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Esse livro parece ser bem bacana e interessante, com uma premissa super inusitada, tenho vontade de ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. doença. Fiquei extremamente comovida com Mark e apaixonada por Beau e Jess.
    Não me incomodou o excesso de "essa é a mais pura verdade". Como estudante (to formada mas sigo sempre estudando) de Letras eu adoro o recurso da repetição. Como já dizia Vinicius de Moraes, "De repente, não mais que de repente...". Acho inteligente.
    HAHAHAHA
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eita, não foi tudo. Comecei dizendo que é tolice comparar a obra com as outras só por conta da doença. Também resenhei lá no blog e concordo com tudo! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie, Dryh!
    Realmente, todos têm reclamado muito do número de vezes que o Dan citou o título do livro. Acho que isso também vai me incomodar na leitura, mas tenho certeza que não atrapalha a mensagem que a história do Mark passa, certo?
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: livre-se você também!

    ResponderExcluir
  12. Difícil tirar da cabeça que esse livro não se parece com os outros da capa azul. Acho que o fato de mexer com leitor, emociona-lo, acaba sendo a mesma coisa e por isso passo longe de livros assim. Eu me emociono muito fácil e trago os livros para a minha vida, capaz de eu chorar uma vida com esse. Tenho certeza que é uma estória linda, mas não é para mim. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...