A rainha do castelo de ar

Título: A rainha do castelo de ar
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 688
Edição: 4
Lançamento: 2011
Sinopse: Mikael Blomkvist está furioso. Furioso com o serviço secreto russo, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander - na época com apenas doze anos - num hospital psiquiátrico e depois deu um jeito de declará-la incapaz. Furioso com a polícia que agora quer indiciar Lisbeth por uma série de crimes que ela não cometeu. Furioso com a imprensa, que se compraz em pintar a moça como uma psicopata e lésbica satânica. Furioso com a promotoria pública, que pretende pedir que ela seja internada de novo, desta vez - ao que parece - para sempre.
Enquanto Lisbeth recupera-se, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. Com a ajuda de Mikael, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.


Essas mulheres, contudo, sempre existiram. Praticamente nenhuma guerra foi travada sem alguma participação feminina.

Não foi dessa vez que uma bala na cabeça derrubou Lisbeth Salander. Recuperando-se no hospital por três tiros e mais outros ferimentos, ela não tem acesso nenhum ao que está acontecendo lá fora, tanto com a busca pelo assassino de Dag Svensson e Mia Bergman, quanto a sua situação e as acusações que farão contra ela.

Enquanto isso, Mikael, a equipe da Millennium e muitos outros personagens unem-se para defender Lisbeth e fechar as lacunas que faltam do caso Zalachenko, finalizando assim, também, a nova edição da revista, que vai dar o que falar.

Bom, acho que nem é preciso mencionar que as expectativas para com esse livro eram grandíssimas, né? Sendo o terceiro e último livro do Stieg Larsson, era de se imaginar que seria o mais inteligente e tenso de todos, mas não achei muita coisa, não.
A rainha do castelo de ar se mostrou muito cansativo, foram muitas as vezes em que eu quis pular as páginas porque o autor estava falando da rotina ou do passado de um personagem que não me interessava, um vilão ou um personagem secundário. O livro tem quase setecentas páginas, e, não querendo desmerecer o autor, poderia ter sido enxugado um pouco.

Não tenho o que reclamar de Lisbeth, que, mesmo internada e presa num quarto de hospital em grande parte do livro, ainda consegue ser a personagem mais foda que eu já conheci. Só a menção de seu nome já salvava os momentos e cenas maçantes da história, e as vezes em que ela aprecia então... É impossível não se surpreender com a personagem, mesmo quando pensamos que já vimos de tudo.

Eu admiro Lisbeth Salander. Ela tem mais fibra do que eu. – página 614

Cheguei a gostar um pouco de Mikael neste livro. Deu para perceber que ele amadureceu em relação aos primeiros livros, e sua forma de agir também mudou. Mikael está mais inteligente, e o fato de deixar tudo de lado para defender e ajudar Lisbeth só me fez gostar ainda mais dele.
Porém, ele não ultrapassa Anikka, sua irmã. Anikka apareceu poucas vezes nos outros livros, mas teve um grande destaque em A rainha do castelo de ar. Contratada com advogada de Lisbeth, a personagem tinha tantas cartas na manga que eu até fiquei um pouco perdida.

Enfim, o livro gira em torno de novas descobertas sobre Zalachenko, seus comparsas e sua organização secreta, mas abrange novamente o passado de Lisbeth, e umas cinquenta páginas são sobre seu julgamento, que, devo dizer, foi a melhor cena dos três livros.

Mas não tinha acabado para Lisbeth Salander. Aquele era só o primeiro dia do resto de sua vida. – página 637

Enfim, ainda considero Stieg um gênio, a forma com que ele liga os acontecimentos e os personagens é incrível, mas os livros são muito cansativos, e isso me desanimou um pouco a continuar a leitura. Mas Estou curiosa para conhecer a escrita de David Lagercrantz, que escreveu o quarto livro da série, A garota na teia de aranha.
Apesar de não ter me conquistado 100%, A rainha do castelo de ar foi um bom desfecho para a trilogia, e eu não poderia ter gostado mais do final.


38 comentários

  1. Sério que a leitura é cansativa?!
    Puxa...to louca para ler a série mas desanimei um pouco agora.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Amiga olha eu nunca li esse livro e vejo muita gente falando dessa série.
    Uns positivos e outros negativos, mas um ponto em uma obra que eu detesto é quando a leitura fica cansativa e parada, porque eu começo a sentir sono. É o que anda acontecendo comigo no momento. Sabe aquele livro Encontrando por Doggo da novo conceito? Pois então, esse é um que tá me dando sono até não poder mais. E tá sendo uma luta para ler. A narrativa é boa, estória legal, mas sério, achei muito confuso e não vejo a hora de terminar =x

    Mas espero que a sua próxima leitura seja melhor, porque é muito chato quando pegamos um livro com aquela expectativa e não é nada do que a gente tava esperando =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-amor-imortal.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dryh.
    A minha opinião sobre esse livro foi diferente da sua. Eu amei e achei o desfecho perfeito para a trilogia. Foi o que mais gostei e onde Lisbeth mostrou que era ainda melhor do que eu imaginava hehe. Não quero ler o quarto livro. tenho muito medo do autor não ter conseguido escrever a altura.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, só depois li que tinha spoiler, mas enfim... só tenho o filme um mesmo. hahahaahaha. Fiquei sabendo que teria mais um, seria deste livro? Quando você disse que dá vontade de ficar passando as páginas, olha, isso é chato para caramba! Sei como acontece, mas ás vezes é necessário para dar alguma continuidade.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo o que eu vi, Greice, o segundo filme é de "A menina que brincava com fogo", do segundo livro da trilogia.

      Excluir
  5. Oi Dryh!
    Eu lembro que comprei essa trilogia em uma promoção de final de ano da Submarino, e fiquei muito feliz quando chegou. Mas nunca peguei para ler ¬¬"
    Eu já cheguei a assistir os dois primeiros filmes, e gostei muito da trama apresentada. Não posso dizer que a adaptação ficou boa, pois como não li não posso comparar. Mas como muitos adoram a história, acredito que vou gostar também.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, eu não sabia da existência do segundo filme até você mencionar kkkk' muito obrigada ♥♥

      Excluir
  6. Oi Dryh, eu amei a sua resenha, mas essa é uma série que eu não tenho vontade de ler, ainda mais quando os livros são cansativos, isso me desanima bastante, sabe? talvez um dia eu dê uma chance a eles, mas não leria no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada ♥ quem sabe você não acaba gostando, né? Bom, se você ler os livros, espero que goste :)

      Excluir
  7. Que bom que apesar de achar os livros cansativos pelo menos você achou que este livro deu um bom desfecho para a trilogia e que não poderia ter gostado mais do final. Só li o primeiro livro e para mim a leitura não foi cansativa em momento algum, consegui comprar esse livro e o segundo na Black Friday, espero que cheguem logo, estou louca para conferir. E depois vou ler o quarto escrito pelo outro autor também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que invejinha...haha' achei o primeiro tão cansativo no início que deixei o livro de lado algumas vezes, até finalmente conseguir engatar na leitura *-*

      Excluir
  8. Caraca mulher, fiquei desanimada da vida quando li que os livros são cansativos e que você teve vontade de passar páginas para sair das partes maçantes, mas me animei logo em seguida quando li que A garota na teia de aranha faz parte dessa serie, estou com ele aqui e muito animada para fazer a leitura. Preciso ler esses 3 primeiros para lê-lo, já que os autores são diferentes e esse terceiro livro pelo que ouvi por aí e pela sua resenha parece que fecha a história que começou no primeiro livro? Me conta depois.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A garota na teia de aranha" amarra algumas pontas que ficaram soltas, como o aparecimento de um personagem que não havia tido muita importância até então :)

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Amo essa trilogia! O autor criou uma trama muito inteligente, cheia de mistérios, personagens incríveis e uma narrativa envolvente. Já li os três, mas estou enrolado para assistir os filmes, sabe como são as adaptações, né!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei como é...haha' estou assistindo o segundo filme hoje, e torcendo para ser bom como o livro *-*

      Excluir
  10. Olá!
    Eu, particularmente, amei esta coleção. O autor é mesmo um gênio, teve um trabalho filho da puta para fazer toda a pesquisa política e de informática para construir os personagens. Algumas cenas em todos os 3 livros cansam um pouco, porque a literatura européia tende a ser descritiva e minuciosa. Para quem está acostumado com livros norte-americanos, ou de gêneros que tenham mais ação do que explicação/descrição, vai ser chatinho mesmo. Eu não achei tão irritante assim. Mas vai de cada um (principalmente se levar em consideração que eu leio autores russos... realiza!)... Espero agora uma resenha sobre o novo volume, escrito recentemente...!
    Abraços!
    Nu.
    Blog As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consigo nem imaginar quantas noites em claro o Stieg passou *-* escrever a trilogia deve ter dado um trabalho danado.

      Excluir
  11. Olá!
    Muita gente comenta sobre esses livros, não é? Mas confesso que não teria paciência devido ao número de páginas e a sua colocação sobre a lentidão em alguns momentos da obra. Sinto que posso trocá-lo por muitas outras histórias, entende?
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo sim, Beatriz, tanto que eu também cheguei a pensar assim enquanto lia os livros, mas como tinha o 4º volume em casa, quis ler os anteriores para acabar logo com ele *-*

      Excluir
  12. Olá!
    Tenho o box dos livros e ainda não li nenhum dos livros. E mais ou menos tenho o mesmo sentimento que você, achei o livro meio "arrastado" também, tanto que abandonei o 1o.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos,Maisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu quase abandonei o primeiro quando o li,mas então a história foi ficando cada vez mais interessante, e quando vi já tinha acabado *-* quem sabe você não acaba gostando dessa vez?

      Excluir
  13. Oiee.
    Vi apenas o filme do primeiro livro, mas quanto aos livros eu não li nenhum. Mas vontade confesso que não falta. Tenho uma colega que vai fazer um trabalho da faculdade referente aos livros do autor e acabei ficando ainda mais curiosa para ler

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  14. Oiee!!
    Como não li ainda essa série, dei uma lida por cima da resenha para não pegar muito spoiler, pois tenho muita vontade de começar a ler!!
    Acontece que quando acompanhamos uma série tão intensa e aclamada como essa as vezes alguns livros nos decepciona né, ou fica monótono e cansativo, mas acontece fazer oq?!
    Vamos com calma, afinal o autor é mesmo um gênio!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, as expectativas em torno dos livros são tão grandes que nem sempre são alcançadas *-*

      Excluir
  15. Oi, Dryh
    Eu tinha ouvido falar da serie, mas não muito. Não sei se pretendo ler e por isso não vou ter problemas com spoilers, rs
    Vi que teve amadurecimento de personagens, isso é sempre um ponto positivo em outros volumes. Achei a premissa interessante desse, mas ainda nao sei se vou ler como falei. De qualquer forma uma ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, espero que você leia a série um dia, Leticia, e que goste :)

      Excluir
  16. Oi,

    Nossa, fiquei perdido nessa resenha. o.O
    Ainda não conheço nada sobre essa serie, mas pelo que você falou os outros livros parecem serem bem emocionantes, já esse volume nem tanto, enfim, vou procurar saber mais sobre a serie.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você tenha a oportunidade de ler os livros, e que goste :)

      Excluir
  17. Nossa cada vez que conheço blogs e opiniões fico admirada positivamente em como as pessoas são diferentes por suas opiniões, eu amei essa trilogia, a Salander foi uma das personagens mais bem construídas e desenvoltas que me deparei nesse vasto mundo literário o Mikael criei um certo carinho por ele, apesar de o achar muito cheio de si, até ai nossas opiniões são parecidas, o que discordo é sobre ser cansativo. Geralmente se um livro de suspense policial como é essa trilogia é cansativa nem leio, mas esse me fisgou completamente. Agora dizem que a continuação escrita pelo outro autor é furada, esperemos, eu to curiosa pra ler.
    Beijos.

    Giuliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisbeth também é uma das melhores personagens que eu já conheci ♥ eu até que gostei do próximo livro, mas nada como Stieg Larsson.

      Excluir
  18. Olá!
    Eu sou doida para ler essa trilogia, mas me falta tempo, sempre escuto coisas boas sobre ela.
    Gostei da resenha e ate mesmo dos spoilers pois isso só aguça mais minha curiosidade. Uma pena você sentir o livro cansativo, eu tbm desanimo com isso.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, mas quem sabe não seja cansativo para você, né? Espero que goste da série, Tabatha :)

      Excluir
  19. Eu não li a resenha toda haahaha
    Quero ler a trilogia, e aqueles avisos de spoiler me fizeram correr para as partes importantes!
    Mas gostei das partes que li. <3
    Acho bacana essa "coisa" de ter a oportunidade de conhecer a opinião de várias pessoas.
    Tem resenhas em que o povo idolatra a trilogia, tem gente que odiou, principalmente o final.
    Viva a liberdade de expresssão haha

    Bruna Petri Lima | http://estanterecheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Bruna ♥ pois é...haha' infelizmente nem todo mundo acaba gostando dos livros :/

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...