De olho no autor #45: Vanessa Orgélio

Vanessa Orgélio é autora de "Mistérios do destino", um dos livros mais apaixonantes que eu já li, resenhado ontem aqui no blog (link aqui embaixo), e acabou se tornando uma das minhas favoritas ao me apresentar Miguel e Amanda, então, o De olho no autor de hoje é TODO DELA ♥

Resenha "Mistérios do destino"
1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
V.O.: Desde muito cedo eu adorava histórias. Mas lembro-me de uma coleção de livros que minha mãe tinha em sua casa que com certeza foi o que me fez sentir apaixonada por esse mundo. Era uma coleção de livros para crianças, livros bem antigos, mas que tinha de tudo, contos, cantigas, poemas, brincadeiras e até um livro de raças de cães. Jamais me esqueci daquela coleção de livros de capa dura e vermelha. Eu a amava. 


2. Quando você começou a escrever? 
V.O.: Também desde muito cedo. Acho que tinha uns 6 anos e já criava minhas historinhas. Fazia meus livrinhos e dizia para meus pais que quando crescesse seria escritora. 


3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
V.O.: Hum... Pergunta difícil... mas vamos lá. Os personagens em si foram criados na minha cabeça, com minha própria ideia do que para mim seria belo e atraente. A personagem principal, Amanda, é ruiva, por fascinação minha. Eu sempre desejei ser ruiva natural e por isso a coloquei assim. O Conde com seus cabelos e olhos negros por sua vez, não sei bem dizer de onde tirei, mas se fosse escolher um ator para representa-lo, seria Henry Cavil, apesar de não ter olhos negros, a estrutura de seu rosto foi o que imaginei.


Henry Cavil, também conhecido como Conde Miguel ♥
4. Você se divertiu enquanto escrevia “Mistérios do destino”? 
V.O.: Ah claro!!! (risos) Primeiro que a Amanda é extremamente exagerada né? Neurótica que só ela. Acho sua personalidade no inicio até um pouco imatura, muito divertida. Amanda cresce no decorrer da historia. Ela amadurece. Mas me diverti muito. Assim como também sofri, como me apaixonei... Viver Mistérios do Destino hoje me faz muita falta.


5. Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência? 
V.O.: Comecei a escrever esse livro dois anos antes de termina-lo. Escrevi o primeiro capitulo e ele ficou na gaveta por dois anos. Depois disso, quando voltei a escreve-lo, tudo já tinha mudado. Todas as ideias inicias tinham se transformado, somente os personagens estavam vivos em minha cabeça. Escrevei-o de fevereiro a agosto de 2012. Foi uma experiência deliciosa para mim, mas também um pouco solitária. Sumi de quase todos os eventos sociais... Eu precisava escrever... e muitas vezes entrava madrugada a dentro escrevendo.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
V.O.: Com certeza, a maior dificuldade é a falta de oportunidade de ser lido. Tem muita gente boa por aí, mas as grandes editoras não se arriscam facilmente. Elas preferem apostar em títulos já conhecidos lá fora e não se dão a oportunidade de ler um livro de um autor nacional iniciante. 


7. Para você, qual a melhor coisa em escrever? 
V.O.: Eu posso viver outras vidas. Não que minha vida não me baste (risos), mas é emocionante viver coisas que jamais viveria. E quando escrevo eu vivo aquilo. Eu sinto o que meus personagens sentem... É maravilhoso. Uma vez li uma frase em algum lugar que diz: “Ler, é como habitar castelos, mas escrever é como construí-los”. 


8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor...
V.O.: Ai meu Deus! Como responder a essa pergunta? Difícil hein? Mas vamos lá. Eu podia citar aqui inúmeros livros favoritos, porque a gente sempre tem uma coleção deles né? Os nossos favoritos, mas na lata, se tiver que responder qual meu livro favorito... Ai... ai... É um livro de uma série de livros de ficção apocalíptica, chamada “ Deixados para Trás”. Com certeza. A série toda é fantástica, são 16 livros, mas se tiver que escolher meu preferido, escolheria o livro de número 9: A Marca. É uma série fantástica mesmo, É uma leitura muito envolvente. Li essa série quando tinha lá meus 17 anos, mas até hoje são meus preferidos...


9. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
V.O.: Eu seria a Amanda. (risos), e pra quem leu Mistérios do Destino há de me entender...


10. Além de escrever, você também lê bastante?
V.O.: Confesso que já li mais. Teve um tempo que até dicionário eu lia pra saciar meu desejo de ler, mas hoje em dia meu tempo está mais escasso. Ainda leio, claro, mas com menos intensidade. Tenho um filho pequeno e isso dificulta um bocado. Então hoje para ler algo sou muito seletiva.


11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
V.O.: Ah.... são tantos também... É até difícil dizer... Tanto de autores já reconhecidos, quanto de amigos escritores que estão iniciando a carreira como eu. Mas vou jogar aqui o primeiro que me vem a cabeça: Jardim de Escuridão. Da amiga Bianca Carvalho. É um livro incrível.


12. Poderia nos contar um pouco do seu livro?
V.O.: Ah... Eu sou tão suspeita de falar de Mistérios, porque sou apaixonada por esse livro... Mas é um livro muito doce, envolvente, que trata o amor numa das suas formas mais singelas e bonitas. Aquele amor que transborda num olhar... Aquele amor sentido no coração antes de ser sentido na pele, porém, que também tem seus momentos de intensidade, é um livro voltado principalmente para o publico feminino, pois é muito romântico, mas nada impede um homem de lê-lo, claro. Mistérios do Destino é um daqueles livros leves, de leitura rápida, porém inesquecível... quem conhece Amanda e Miguel não consegue esquecer deles com facilidade.


13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
V.O.: Bem, o mais próximo a ser concretizado é a continuação de Mistérios do Destino. Se chamará Segredos do Tempo. Ele está previsto para ser lançado em Março, mas fora esse tenho um monte de outros projetos começados, esperando sua chance de vir ao mundo. Tem uma coleção de historias infantis. Historinhas que escrevi para meu filho. Tem um romance de época que até cheguei a postar alguns capítulos no Wattpad. Chamado O Baile. Tem dois romances cristãos. E uma ficção. Mas esses ainda vão demorar pra sair da minha cabecinha para ganhar o mundo.

*   *   *   *

Muuito obrigada, Vanessa ♥ estou ansiosíssima para março, e imaginando cinquenta mil coisas que podem ter acontecido no segundo livro...haha'

21 comentários

  1. Oi Dryh,
    Fique bem curiosa para ler o livro, afinal, você falou muito bem dele. A capa já é maravilhosa, me passou uma ótima sensação. Adorei as perguntas da entrevista e as respostas da autora, aliás, gostei da forma com que ela falou de seu livro.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Adoro conhecer novos autores
    se quiser passar no meu blog ficarei muito feliz
    https://utopiasdegarotaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa coluna, pois sempre conheço novos autores.
    Amei a entrevista! Muito bem humorada essa moça.
    Gostei muita da resenha do livro e foi bom conhecer a autora
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi flor
    Mais uma autora que eu não conhecia! Adorei a entrevista e fiquei curiosa com o livro \o/
    Bjk
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Gente, com seis anos ela já criava histórias e dizia para os pais que queria ser escritora? Deve ser o máximo desde nova saber o que quer. Muito legal isso que ela disse que quando escreve pode viver outras vidas, quando faço teatro me sinto da mesma forma, no palco vivo vidas bem diferentes da minha, nunca pensei que os autores pudessem se sentir da mesma forma. Adorei a entrevista, a autora é bem simpática! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Que bacana esta oportunidade que você dá para a escritora. Adorei a entrevista e as respostas dela me deixaram bem curiosa para conhecê-la mais. Sobre a questão das editoras realmente é uma pena o pouco investimento que dão aos nossos autores. =(

    Ah, também adorei a história de como ela começou a ler e escrever. Acho lindo ver crianças criando histórias. Às vezes me perco nas histórias dos meus alunos. ssrsr

    Um abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  7. AH!! Adorei a entrevista!
    Foi bom conhecer um pouco mais sobre a autora do livro que me deixou tão intrigada!
    Sucesso a vocês duas!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a entrevista.
    Eu li a resenha desse livro aqui mesmo e fiquei fascinada pela história. Conhecer a escritora que o escreveu foi bem legal. Ela parece ser bem simpática. Estou muito curiosa para conhecer o trabalho dela.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi eu já disse isso e volto a dizer adoro estas entrevistas , é uma oportunidade muito legal de podermos conhecer novos autores , fora o fato de ajudar e muito na valorização da literatura nacional que infelizmente ainda é pouco valorizada.
    Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a Vanessa, desejo muito sucesso a ela
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido a resenha do livro e ficado um tanto interessada. Agora, vendo a forma como a autora fala dele - além de conhecê-la um pouco melhor - estou com a sensação de que realmente preciso ler o livro e logo.
    Só não sei se vou conseguir ver Henry Cavil como o Conde... Para mim ele é e meio que sempre será o Gideon (dos livros da Sylvia Day)...rs
    E eu também queria ser ruiva natural :'(

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Seu blog é lindo!! Nossa... Eu adorei!
    Sobre a entrevista eu gostei bastante. Ainda não tinha conhecido a autora e seus livros me deixaram curiosa kk' Vou procurar a resenha. É sempre bom apoiarmos a nossa literatura não é mesmo?!
    Um beijão :*
    Carolina Neves / Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  12. Olá! Amo essas entrevistas, passamos a conhecer melhor nossos autores. Não conhecia a autora e desejo a ela muito sucesso. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Gosto tanto de conhece um poucos mais os talentos nacionais, como é o caso de Vanessa..ainda não tive oportunidade de ler sua obra, mas li muitas resenhas bem positivas.
    Essa é a primeira entrevista que encontro dela é achei bem simpática, tão nova é já sabia seu sonho e talento..
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas adorei saber um pouco mais tanto do livro quanto da autora. Acho que o mercado editorial brasileiro tem dado bastante chance para os autores nacionais, mas ainda é um pouco difícil para autor estreante, por isso as plataformas online são boas, pois além de permitir a leitura do próprio autor, permite que editoras conheçam. Gostei de saber um pouco sobre a criação do livro, e imagino que seja bem envolvente.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Ola Dryh,
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais da autora.
    Ler livros que transbordam amor é muito bom, lindo, gratificante, enfim. Espero que a autora tenha muito sucesso e que eu tenha a oportunidade de ler seus livros.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Acho que nossas editoras deveriam investir mais nos autores!! Adorei conhecer a escritora, achei a capa maravilhosa e fiquei bem interessada no livro!!
    Desejo muito sucesso!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dryh, sua linda, tudo bem
    Amei a frase que ela disse: Ler, é como habitar castelos, mas escrever é como construí-los. Como ela, eu sempre gostei de ler justamente pela incrível aventura que isso representa, podemos ser diferentes pessoas em diferentes lugares, fazer o que nunca teríamos coragem de fazer. E se esse conde for um terço do Henry Cavil, eu com certeza quero ser a Amanda também, risos...Adoro essa sua coluna, Dryh, adoro conhecer mais sobre os autores, não conhecia a autora e nem seu livro e já não vejo a hora de me apaixonar pelo conde. Sucesso para ela.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a autora ou sua obra, mas gostei de conhecê-la um pouco através dessa sua entrevista!
    A Vanessa pareceu bem simpática e eu a desejo muito sucesso nessa vida de escritora!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá =)

    A Vanessa é realmente uma fofa. Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente e amei!
    Achei lindo quando ela falou que escrever é como viver outras vidas, eu imagino que seja mesmo! Se para nós leitores já é quase isso, fico imaginando como deve ser criar uma história..
    Me interessei pelo livro dela, vou ler a resenha =)
    Acho muito legal quando conhecemos mais sobre os autores xD

    Beijos

    Luiza

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  20. Wow, gostei muito de conhecer a autora através dessa entrevista, flor. Nada sabia sobre seu livro, mas me interessei bastante em lê-lo quando mencionou ser um dos mais emocionantes que leu. Eu gostei das respostas da autora às suas perguntas, ela me pareceu sensata e concisa. Duas características que aprecio muito. Espero logo prestigiar o seu talento.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...