De olho no autor #47: Elder Koldney

Elder Koldney é autor de A apanhadora, primeiro livro da trilogia Apanhadores, resenhada no blog ontem (AQUI), e é com ele que conversaremos hoje ♥


1. Como foi seu primeiro contato com a leitura? 
E.K.: Eu comecei a ler muito novo, tanto que nem me lembro realmente qual foi o primeiro livro que li. O que eu me lembro, é que meu lugar favorito na escola era a biblioteca. Eu passava o recreio, a tarde e muitas vezes o horário da noite lá dentro. 

2. Quando você começou a escrever?
E.K.: Também foi bem cedo. Mas eram apenas pequenos contos, histórias inspiradas pelo cotidiano. No entanto, com o tempo todos esses escritos se perderam. Meu primeiro livro eu comecei a escrever aos 15, daí em diante não consegui parar.


3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
E.K.: Meus personagens são inspirados em pessoas próximas, às vezes em algum ídolo, ou pessoas que nunca conheci, mas aparecem recorrentemente em meus sonhos. Mas nenhum personagem é criado tendo como base uma só pessoa. Eu gosto de diversidade, de juntar características. É o que acaba tornando-os tão reais para mim.

4. Que sentimentos estiveram presentes enquanto você escrevia “A apanhadora”? 
E.K.: Amor, principalmente. E o laço forte que temos com a família. A Apanhadora toca muito nesses pontos, e os outros livros da trilogia também tocarão. 

5. Quanto tempo levou para escrever “A apanhadora”? 
E.K.: Mais de um ano. Eu quis me desafiar ao escrever o livro, e como era minha primeira vez com a temática New Adult, por vezes eu pensava que estava fazendo tudo errado. Então parava um pouco e ia revisar, para só então voltar a escrever.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 
E.K.: Oportunidade. E não estou dizendo isso somente pela parte das editoras. Boa parte dos brasileiros ainda tem algum preconceito com seus conterrâneos, valorizando assim muito mais os outros estrangeiros. Com isso, as editoras ficam com o pé atrás de publicar um novato. Mas é muito satisfatório perceber que as coisas estão mudando.

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever? 
E.K.: Poder criar um universo e mergulhar de cabeça nele. A cada livro, por mais que seja de uma mesma série/trilogia, há algo de diferente. Seja o crescimento do personagem principal ou de ambientação. É mágico poder trancar a porta do quarto, me desligar do mundo e ser outras pessoas, enfrentar novos desafios. É uma sensação libertadora.

8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido? Pode ser um dos seus, ou de algum colega escritor...
E.K.: Obviamente vou optar por um caminho mais fácil e não escolherei nenhum dos meus (risos). Essa pergunta é sempre muito difícil porque eu amo vários livros, escolhendo apenas um, me sinto um traidor, mas foi graças a saga Harry Potter que comecei a escrever. E como tenho que escolher um, vou de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

9. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
E.K.: Outra pergunta difícil (risos), principalmente porque nunca pensei nisso. Acho que dessa vez escolherei um dos meus, o Marcos, de Caminhos Incertos. Ele tem uma característica que eu não tenho, que é a capacidade de perdoar. Isso é importante, e eu deveria aprender muito com ele.

10. Além de escrever, você também lê bastante?
E.K.: Sim, estou sempre lendo alguma coisa. É uma forma de relaxar, esfriar a cabeça, deixar nossos problemas e dramas de lado e ser outra pessoa. É uma sensação parecida com a de estar escrevendo. É mágico.

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
E.K.: Posso quebrar as regras e recomendar mais de um (risos)? Vou fazer melhor, recomendarei autores. Se você ainda não conhece Laura Conrado, Will Donadon e Renan Carvalho, por favor, pare o que está fazendo agora mesmo e leia.

12. Poderia nos contar um pouco da trilogia?
E.K.: É uma trilogia New Adult com nuances sobrenaturais, onde eu quis fugir de coisas óbvias. Há no primeiro livro, e também haverá nos outros dois, muito drama pessoal. A história será sobre enfrentar um grande mal, mas não se esquecer de que problemas com a família, amigos e consigo mesmo, são importantes e não devem ser esquecidos. A Apanhadora foi narrado por Laia, mas o segundo, será por outro personagem. Mas não se preocupe, ela estará lá, e no futuro todos saberão como tudo se conecta.

13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
E.K.: No momento estou trabalhando em um New Adult Gay, não posso realmente dizer muito, mas tem muito drama envolvido. Não há previsão de publicação, meu foco é publicar todos os livros da trilogia Apanhadores. O segundo livro deve chegar ano que vem.

*   *   *   *

22 comentários

  1. Ontem eu vi a resenha sobre o livro e achei super bacana a entrevista que ele te concedeu. É sempre bom conhecer mais sobre os escritores que gostamos.
    Ah ele fez uma indicação super bacana do escritor Renan Carvalho!
    É isso aí, viva a literatura nacional.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Super legal essa entrevista! Li a sua resenha e gostei bastante da premissa. Quero mesmo é ler esse NA gay, só porque os gays quase não retratados em romances...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem??

    Adoro entrevistas! É sempre bos se sentir mais próxima dos autores e entender um pouquinho mais sobre todo o processo... Amei a capa de A Apanhadora, não conhecia, mas já vou procurar saber mais sobre. HP ♥ impossível não amar hehehe

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dryh.
    Eu lembro que fiquei interessada no livro por conta do nome e da capa hehe. Adorei a entrevista, o autor é muito simpático. Que legal que Harry Potter, foi que levou ele a escrever. Adoro o Renan Carvalho que ele indicou nos nacionais. Desejo boa sorte ao autor e que esse cenário possa mudar. Infelizmente eu conheço alguns leitores que torcem o nariz quando falo sobre livros nacionais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oie Dryh,

    tudo bom ?

    Não conhecia o livro nem o autor.
    Mas gostei da premissa do livro, bem diferente.
    Adoro entrevistas porque é sempre bom conhecer mais sobre os escritores que gostamos.
    Adorei as indicações que ele deu . Somo muito fãs do Renan! Livro dele é fora do comum!!!

    =))

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    Eu não conhecia nem o livro e nem o autor.
    Adorei conhece-lo, e também sobre suas obras. Achei a premissa do super bacana e as capas também são super atrativas. Ele começou a escrever super cedo, muito legal! Desejo muito sucesso a ele, e espero em breve conferir suas obras.

    Um beijo,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  7. Dryh,
    Tudo bem?
    Caramba!!! Super bacana as perguntas que você elaborou para autor, deu para conhecer um pouco mais do que apenas a apresentação no livro.
    Desejo sorte para Elder e ao blog.
    bjs Ju.
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  8. Eu li a resenha de A Apanhadora aqui e adorei conhecer um pouquinho mais do autor.
    Já tinha ficado interessada na trilogia, em conhecer a Laia e quero dizer que saber que o segundo livro é narrado por outro personagem me deixa ainda mais curiosa com a trilogia. Adoro isso, de ver mais de um ponto de vista em uma mesma história :)
    Adorei a entrevista!!!!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Fico contente ao ler entrevista com autores, assim da para conhecê-los melhor, saber o que lhes inspirou a criar um universo totalmente novo. Ainda não conhecia o autor, mas adorei o modo como falou sobre seu livro, fiquei curiosa e já anotei na minha wishlist.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi drih!
    Ameeeei esse! Que pessoa mais gentil e carismática! Me identifiquei demais com ele na infância, também comecei a ler e escrever próprios contos bem pequena. A entrevista ficou ótima e eu fiquei mais curiosa pra saber mais sobre a escrita dele!
    Bjsss e muito pra vocês!
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu ainda não conhecia o livro do autor, mas fiquei bastante interessada.
    Me parece ser uma estória ótima, ainda mais se tratando de familia e tudo mais.
    Espero poder fazer a leitura assim que possivel, porque eu não sabia da existência desse livro, se não eu teria comprado na BLACK FRIDAY. Agora estou dura de novo hahahahaha
    Mas mesmo assim vou anotar a dica !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-quote-14.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dryh
    Eu confesso que não conhecia o autor e nem os livros, mas gostei de conhecer através da entrevista. Nossa, ele sempre gostou mesmo de ler hein. Eu gostava também mas não ficava na biblioteca tanto tempo..rs
    O livro deve ser muito bom, pois sempre quando a inspiração é o amor sempre saem histórias boas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Que ótima entrevista!
    Não conhecia o autor, achei a capa de A Apanhadora linda!! E a proposta parece boa também!
    Adoro ver autores escrevendo sobre homossexualidade, muito importante para nossa sociedade!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  14. Quantos escritores nacionais novos. Que delícia! Em primeiro lugar, parabéns por apoiar a literatura nacional, quanto mais apoiarmos, mais escritores de qualidade teremos. Não conhecia o Elder nem sua obra, e adorei a premissa dos 2 livros. E que capas lindas, meu deus. Sem dúvida, pretendo ler pelo menos um de seus livros. Continue apoiando a nossa literatura e sempre que possivel poste entrevistas.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Olá Dryh,
    Que autor mais simpático *-*
    Ainda não conhecia o trabalho dele, mas, pela forma que ele falou, fiquei tentada a ler.
    Muito legal saber de onde surgiram as inspirações dele. Adorei suas perguntas e as respostas dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a entrevista! Uma das vantagens em ter autores nacionais, é esse contato bem próximo conosco. Não entendo como ainda tem gente que não os valoriza. Tem tanta história boa criada aqui!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor e gosto quando tem essas entrevistas para.conhecermos melhor a cabeça r as inspirações de suas obras.
    Amei a entrevista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Posso apertar esse autor?
    Gente, que simpático e fofo! Adorei as respostas e saber que o amor foi o sentimento norteador do livro me encantou.
    Adoro essa coluna!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oiiê
    Eu gosto muito de Entrevistas, acho que isso mostra o carinho enorme que os autores (sendo ou não parceiros do blog) mostra o quanto ele é atencioso e carinhoso com os seus leitores. Não conhecia os livros do autor, mas achei bem interessante, e com capas perfeitas
    Bjks

    ResponderExcluir
  20. Acho bem interessante divulgar o trabalho brasileiro, pois com isso se incentiva a investir melhor no mercado de trabalho. O autor cresce e é incentivado a escrever mais e todo mundo sai ganhando.

    Não conhecia o guri, mas gostei muito da entrevista. As capas dos livros são lindas!

    Parabéns pelo trabalho de divulgação!

    bjus

    ResponderExcluir
  21. Olá... tudo bem???
    Ótima entrevista... não conhecia o autor e nem ao seus livros e gostei da premissa dos dois... fui fazer uma pesquisa simples rs... ele é bem simpático e atencioso, acredito que a escrita de seus livros devem contagiar bem o leitor... desejo muito sucesso... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei conhecer mais um autor nacional!! Esse ano foi o que mais li nacionais e tive boas surpresas!! Concordo que exista preconceito ainda com livros e escritores nacionais!! Temos que ajudar a divulgar!! Tem muito talento por aqui!! Vou dar uma olhada sobre os livros dele!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...