Questão de escolha - conto

Questão de escolha é um conto de romance histórico da Raíssa Nantes, parceira aqui do blog e autora também de Assombrado, que já foi resenhado por aqui.


Título: Questão de Escolha
Autora: Raíssa Nantes
Sinopse: Alberto Braga tinha tudo o que o dinheiro poderia comprar. Mimado, nunca se preocupou com nada além de seus caprichos, até que um acidente de carruagem o leva à casa dos Albuquerque onde Dr. Augusto e sua jovem filha dedicam seus dias a cuidar daqueles que necessitam. Conhecendo o outro lado da moeda, caberá a Alberto decidir voltar para o mundo fútil ao qual foi criado ou mudar para sempre sua atitudes e viver a plenitude de um grande amor ao lado de Helena.







Resenha

Mesmo sendo filha de um médico, tanto Helena quanto seu pai abdicaram o luxo e a fortuna que poderiam ter para ajudar os necessitados. Viviam no interior do Rio sem criados, sem modistas caros e praticavam boas ações, isso em 1808. Ela estava na rua quando presenciou um acidente, vendo um choche de aluguel cair num barranco. Buscando por ajuda, ela e seu pai, Dr. Augusto, resgataram Alberto de dentro do veículo, levando-o para o hospital improvisado onde atendiam os que não podiam pagar pelo atendimento em outros lugares.

Filho de um senador, Alberto crescera sendo dono de escravos, sempre viveu com luxos e mais luxos e nunca vira, até conhecer Helena, como as pessoas podem ser felizes com pouco. Ele havia se encantado pela jovem doce moça, mas já estava comprometido com Alessandra, uma mulher da alta sociedade com quem devia se casar para satisfazer o desejo dos pais. Mas ele não gostava de Alessandra. Como ignorar os sentimentos por Helena, e fingir que nada nunca acontecera?

Helena precisava de um homem com o coração tão bom e tão generoso quanto o dela, e Alberto estava longe de ser o tipo de homem, principalmente com a vida desregrada que ele vivia na corte. Se ela tivesse conhecimento sobre sua rotina na corte, provavelmente o teria deixado morrer dentro daquele coche.

O conto é bem curtinho, contém apenas 19 páginas, mas eu esperava um desenvolvimento maior da história. Achei que os personagens se apaixonaram rápido demais, do nada o sentimento estava ali, e isso me incomodou, porque o romance pareceu perfeito demais. O conflito que surgiu para “atrapalhar” Helena e Alberto apareceu e depois sumiu, então tudo pareceu fácil demais, e isso não me conquistou.

Outra coisa que me incomodou (e bastante) foi a revisão do livro, e de início eu cheguei a pensar que o conto não havia sido revisado, pois algumas frases não continham vírgula em momento algum, e os erros são MUITOS. Eu não sei se é a versão original da história ou o rascunho que a autora envia para os blogs parceiros lerem, mas eu espero que seja a segunda opção.

Enfim, eu não consegui gostar de nenhum personagem, mas acho que, se a autora “aumentasse” um pouco a história, quem sabe desse para desenvolver melhor os personagens e a trama? A ideia da Raíssa é boa, mas, com a sinopse, eu esperava bem mais intrigas, dramas, conflitos, um amor mais impossível, e não foi bem isso o que eu encontrei. Eu adoro romances de época, mas este não me conquistou

Não há felicidade maior que a de um amor verdadeiro e a certeza de ser amado. 

*   *   *   * 

11 comentários

  1. Olá, Dryh.

    O conto possui um bom enredo, uma pena não ter te conquistado. Quem sabe na próxima a autora não estenda um pouquinho mais e deixe seus contos mais empolgantes, sem pressa de finalizar....
    Sucesso a autora.

    Cabine de cara nova:
    http://cabinedeleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Dryh, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, não consegui gostar da premissa, mas quem sabe eu leria por ser um conto bem curtinho, então né. Mas, gostei muito de saber a sua opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dryh. Tudo bem?

    Bom, primeiramente acho que a própria proposta da sinopse já é meio complicada pra um conto. Quero dizer, não que um casal não possa ser formado em um conto mas pra surgir amor leva mesmo um bocado a mais de tempo, tempo que o conto geralmente não possui. Acaba dando esse problema de o leitor não acreditar que o amor possa ter se formado em tão curto espaço.
    Concordo com você, acredito que o fato me incomodaria muito na história o amor ter surgido do nada e a complicação ter se resolvido rápido demais.
    A ideia da autora é boa mas é aquela coisa, acho que seria mais bem aproveitada como romance :)

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Adoro romance de época e contos, mas não conhecia o livro e achei a capa linda. Mas é uma pena sobre o desenvolvimento da história, porque eu também não gosto de personagens que se apaixonam rápido demais.
    A autora poderia ter escrito mais, né? Assim poderia ter desenvolvido melhor a história. Essa questão da revisão também me deixa agoniada. Uma pena mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh!
    Fiquei bem empolgada pelo conto, mas quando comecei a ler a resenha dei uma desanimada. Infelizmente já peguei vários contos com esse tipo de problema, que mal pareciam ter passado por uma revisão.Precisava reler várias vezes as passagens não pontuadas para entender qual o sentido daquele frase. E, realmente, foi muito chato. As vezes a história era bem legal, mas a falta de revisão doía.
    Isso dos romances que acontecem de forma quase que automática não me convence. Eu amo romances, mas esse amor repentino que surge entre o casal não me desce.
    Parece ser uma história legal, mas acho que não lerei por agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Dryh, tudo bem?
    A história tem tudo pra ser boa, a composição dos personagens e a época em que se passa. Porém, acredito que também não irei gostar pelo fato do desenvolvimento ser muito rápido, gosto quando o romance é bem construído e surge aos poucos. E assim como você espero que seja um rascunho, é necessário ter muito cuidado com a revisão. Não é algo que irei ler no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Huuuuum... Acho que o tem proposto pela autora funcionaria melhor num livro, onde teria páginas suficientes para ser desenvolvido.
    Por isso que digo que não leio mais contos, nunca satisfaz por essa falta de profundidade kkkkk
    A ideia é interessante, esse conflito de classes num romance de época, ainda que seja clichê é legal.
    Uma pena ter sido mal revisado, mal aprofundado e tão curto!

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Contos sempre nos deixam com essa sensação de estar faltando algo ne? Mas acho que isso é bom, pois mostra que pelo menos esse início já atrai. Talvez a autora possa se aprofundar mais depois.
    Gostei da sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, contos sempre são curtos demais para o bem deles. Adorei a capa e a sinopse o que me chamou bastante a atenção. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem??
    é uma pena ser curto demais e não ter profundidade na história, e também espero que a escritora mande para revisão já que tem muitos erros, isso prejudica muito a leitura, gostei da resenha!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh!
    Antes de ler a resenha propriamente, só por um olhar rápido na capa, imaginei tratar-se de um livro físico já lançado, mas que surpresa saber que é um conto! O que, na verdade, até me incentivaria mais a ler, pois gosto dessas leituras mais breves entre um livro e outro, mas o fato de ela não ser tão bem desenvolvida como poderia e ter um romance muito rápido me desanima realmente, são fatores que geralmente me levam a não gostar de certas leituras e por isso só já não quero lê-lo, mas quem sabe se a autora vier a aumentá-lo, de repente, algum dia? De qualquer forma, parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...