Um menino em um milhão

Olá a todos!

Hoje trago a resenha de um livro que me agradou bastante:  Um menino em um milhão, da Monica Wood.

Título: Um menino em um milhão
Autor: Monica Wood
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2017

Sinopse: Quinn Porter é um guitarrista de meia-idade que nunca conseguiu deslanchar na carreira. Enquanto aguardava sua grande chance na música, foi um marido e pai ausente, e jamais conseguiu estabelecer um vínculo afetivo com o filho, uma criança obcecada pelo Livro dos Recordes e algumas peculiares coleções.
Quando o menino morre inesperadamente, alguém precisa substituí-lo em sua tarefa de escoteiro: as visitas semanais à astuta Ona Vitkus, uma centenária imigrante lituana.
Quinn assume então o compromisso do filho durante os sete sábados seguintes e tenta ajudar Ona a obter o recorde de Motorista Habilitada Mais Velha. Através do convívio com a idosa, ele descobre aos poucos o filho que nunca conheceu, um menino generoso, sempre disposto a escutar e transformar a vida da sua inusitada amiga. Juntos, os dois encontrarão na amizade uma nova razão para viver.

Resenha

Um menino em um milhão é um livro sobre perdas e reparações, não necessariamente nessa ordem. Ona Vitkus é uma senhora de 104 anos de vida interessantíssima, ela emigrou da Lituânia quando pequena, teve seu primeiro filho com cerca de 14 anos e viu muita coisa acontecer nos Estados Unidos. Quinn Potter é um guitarrista que sempre sonhou com o sucesso, porém, enquanto tentava correr atrás de oportunidades, deixou seu filho e sua mulher para trás.

Cerca de 11 anos depois, o filho de Quinn e Belle morre inesperadamente, de uma doença pouco conhecida e que não poderia ser evitada. ''O garoto'' tinha uma missão como escoteiro, cuidar da casa de Ona Viktus. Para ''o garoto'', que era apaixonado pelo Guiness Book e fazer listas, Ona era um prato cheio. Após a morte inesperada do garoto, Quinn se vê na responsabilidade de resgatar e fazer tudo aquilo que não pode pelo filho enquanto estava ocupado, e uma de suas responsabilidades é cuidar de Ona, uma senhora nada fácil, porém, cheia de segredos e momentos compartilhados com o filho de Quinn.
Antes de morrer, ''o garoto' tinha o desejo de fazer Ona ganhar um recorde por motorista habilitada mais velha. Será que Quinn conseguiria realizar o maior desejo do filho? Ainda dá tempo de recuperar algo que ficou perdido no tempo?

Repetindo; Um menino em um milhão é um livro sobre perdas e reparações. Belle e Quinn acabaram de perder o filho, além de terem que enfrentar dois divórcios, eles precisarão encarar a perda de um garoto quase sem pai. Ao mesmo tempo em que o livro trata sobre perda, ele vai tentar reparar essa lacuna deixada por Quinn na vida do filho já morto, ele terá a chance de realizar maior sonho do filho; fazer Ona ganhar um lugar no Guiness Book.

Ona é com certeza a personagem mais cativante e densa do livro, a história (e que grande história) dela vai se desenvolvendo através de fitas que ''o garoto'' gravou para um trabalho de história. Nas fitas que vão se alternando com os capítulos, Ona vai contar como foi assistir duas guerras mundiais, ser mãe solteira e conquistar um lugar no mercado de trabalho. Belle e Quinn têm um importante papel no desenvolvimento do livro, seja no aspecto emocional - já que se trata de um casamento que acabou duas vezes - quanto na intertextualidade que vai acontecer entre a história de Ona e a história do casal.

A Sra. Vitkus o encarou com um olhar irritado, o rosto parecendo uma maçã passada, totalmente isento de cor se não fosse pelo verde dos olhinhos luminosos e desconcertantes

A escrita de Monica Wood é simples e flui bem rápido, o modo como a autora narra vai amadurecendo durante o desenvolvimento da história. O engajamento poético e um tanto lírico da história também se desenvolve aos poucos, em suma, é um livro bem escrito. A escolha de alternar os capítulos com as fitas de Ona e ''o garoto'' foram necessárias e bem sucedidas, tentar escrever a história de Ona de uma forma indireta não seria interessante nessa situação.
A Editora Arqueiro fez um bom trabalho com a diagramação e a capa, está tudo de acordo. Cada capítulo se inicia com um arte diferente, ponto para o cuidado da editora com esses detalhes.

Recomendo Um menino em um milhão para os leitores de Matthew Quick, eles vão se identificar com o tema abordado. Um menino em um milhão é um livro que se amadurece durante o desenvolvimento de uma história sobre perdas e reparações, seja pelo viés poético delicado ou pela linda história de Ona. Monica Wood entrega um bom romance.


21 comentários

  1. Ola
    Eu conheço a obra, mas ainda nao tinha lido nada a respeito e adorei poder conferir sua resenha. Fiquei bem curiosa quanto a escrita, e acredito que rende várias reflexões heim, ainda mais se tratando de perdas. Eu gostaria de poder ler sim!!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá Heitor.
    Eu quase solicitei este livro para resenha, mas acabei optando por outro. Lendo sua resenha percebi que seria uma boa leitura. Vou deixá-lo aqui na lista para conferir assim que possível.
    Abraço.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma fa de Matthew Quick e a sua recomendação me pegou em cheio porque conforme lia a sua resenha, já pensava nos enredos que o Matthew Quick cria e sendo assim, quero conferir a escrita da Monica também.
    Amei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gente que premissa linda,
    li um livro do Mathew apenas e foi bem no estilo do que esse parece ser, já adicionei na minha lista de desejos e vou tentar comprá-lo o mais breve possível, gosto de desfrutar desse tipo de leitura, que envolve, emociona e ensina que existe muito mais na vida do que costumamos ver, imagina a carga dramática que envolve esse pai que perdeu o filho mesmo antes dele morrer. Curti de verdade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Sabe, desde que vi esse lançamento, quis saber sua opinião, pois pensava que só ela poderia formar uma opinião em mim. E, bem, foi isso mesmo. Acho que esse livro é singelo, bonito e marcante. Fiquei contente por você ter gostado e muito curiosa com a idade de Ona!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar dessa obra, mas não sabia sobre o que se tratava. Não é o que costumo ler, mas saber que a escrita é boa já me deixa animada. Parece ser um livro lindo e memorável, acredito que essa um livro bom pra ler quando procuramos algo mais leve.
    Por enquanto não é o que procuro, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Quando olho para essa capa eu penso nos livros do John Boyne. Já vi a obra pelo feed do Instagram, essa é a primeira resenha que leio da obra, e achei bem bacana. Sou muito fã de livros dramáticos, e esse me parece ser um prato cheio. Quero ver como as personagens lidaram com tantas situações ruins acontecendo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    A capa é bem linda e não se trata de um romance! UAU.
    Amo romances, mas confesso que estou fugindo um pouco desse tema ultimamente, pois acabei enjoando. A premissa me conquistou, pretendo conhecer em breve essa obra <3

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gente que capa MARAVILHOSA é essa? Estou apaixonada! Eu já compraria o livro logo de cara só pela capa <3 Então, eu já ouvi falar da história, mas ainda não havia visto uma resenha sobre. Se é um livro sobre perdas e reparações, eu já sei que a trama deve ser incrível, e essa de ganhar um lugar no guiness book? Adorei a ideia da autora. Nunca tinha ouvido falar de nada similar a isso. E a editora Arqueiro sempre arrasa na diagramação dos livros, então não me surpreende que ela ganhe pontos sobre detalhes haha. Muito obrigada pela dica, a sua resenha está maravilhosa ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Não achei que o livro vá me agradar. A capa é muito bom, mas, para mim, a história não me cativou. Quem sabe se um dia virar filme eu vá gostar. E como nunca li o autor, não tenho como comentar se poderei me arrepender em não ler. =\

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ah sei lá, eu já conhecia esse livro, mas eu leio mil resenha dele e nunca consigo sentir vontade de ler. Fico curiosa para saber se a senhora consegue bater o record ou não e como vai ser essa caminhada do personagem pra substituir o outro na missão de escoteiro, mas ainda não sinto aqueeeela vontade de comprar o livro e ler. Lógico que toda experiência é valida e se um dia eu tiver a oportunidade, vou ler esse livro e espero gostar.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro antes e já estava doida pra ler ele, está na minha lista de leitura já, com uma estrelinha de preferência haha! Espero muito poder ler em breve e gostar tanto quanto! Me parece ser o tipo de livro que eu ia adorar <3
    Adorei a resenha, fico feliz que tenha gostado do livro,
    Beijos~

    ResponderExcluir
  13. Olá Hitor,
    Com certeza esse é um livro que me deixará muito emotiva. Sempre tenho lidos resenhas maravilhosas desse livro o que só desperta mais e mais minha curiosidade para ler.
    Essa questão da ausência do pai me deixa muito curiosa para ver como ele vai lhe dar com essas memorias do filho.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas não me senti muito convencida a ler...
    Parece não trazer nada demais e a história não me cativou.
    Até gosto do Quick, mas não acho que gostaria desse livro :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  15. Oie! Eu tive a chance de solicitar esse livro antes de minha parceria com a editora terminar e não o fiz. Estou bem arrependida agora. Esse livro parece ser muito bom e eu achei curioso o fato de que o enredo não é focado diretamente na morte do garoto e sim no que isso provocou nos que ficaram. Eu fiquei louca para conhecer mais sobre o relacionamento da senhora e do pai do garoto. Também quero muito saber se ele conseguiu realizar o sonho do filho. Parece ser uma leitura divertida e emocionante e espero que uma nova chance de ler se apresente para mim.

    Beijos,
    Fernanda Goulart

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bem?

    É só eu ler essa sinopse pra ficar emocionada, não tem jeito!

    Desde que soube da existência desse livro, fiquei apaixonada por ele e doida para conhecer sua história.

    Tenho certeza que vou amar muito e tirar muito proveito e ensinamentos da história! ❤

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, quando vi esse lançamento confesso que não fiquei muito animada, mas agora mudei um pouco meu pensamento rsrsrs
    Achei muito bacana o modo com que a história foi desenvolvida, essas 'fitas' devem ser carregadas de emoção né, principalmente para o pai do garoto que assumiu a responsabilidade de realizar o sonho de Onna e do menino.
    Pelo jeito é um livro incrível e que merece ser lido, já quero

    ResponderExcluir
  18. Oi, Heitor!
    Estou com esse livro na estante para ler. Desde que vi a premissa fiquei curiosa e com vontade de conhecer história. A trama me pareceu do tipo que emociona e deixa uma mensagem boa para os leitores. Vou ler em breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não sabia ao certo do que se tratava a história e sua resenha esclareceu alguns pontos. A capa parecia passar a mensagem de uma história leve, mas vejo que há drama e muitos acontecimentos emocionantes envolvidos, e gosto bastante desse tipo de leitura. Fiquei bastante curiosa sobre a premissa e creio que será bem legal acompanhar a história dos personagens. Anotei a dica.


    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu estou muito ansiosa para ler este livro, desde que foi lançado, e sua resenha só confirmou as minhas impressões positivas. Eu gosto de livros que falam sobre a perda, mas também sobre seguir em frente. Além disso, gostei de saber que a escrita da autora é simples, mas também poética.
    Pelo que você falou na resenha, parece ser uma leitura realmente fluida e envolvente, algo que me agrada muito.
    Ou seja, se eu já estava curiosa antes, agora que li sua resenha quero ler este livro pra ontem haha. Adorei sua resenha e espero também gostar do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Que lindo <3 parece uma história muito emocionante. Bom saber que a escrita da autora flui bem, também, pois nunca li nada dela. Fiquei cheia de vontade de conhecer esse e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...