Marcas da vida

Oiee pessoas \0/
Apareci por aqui de última hora para trazer a resenha de Marcas da vida, da autora Natália Moreno. Recebi meu exemplar no final de Agosto, mas só agora consegui lê-lo. Antes de mais nada, gostaria de agradecer a autora pela gentileza em ceder um exemplar para resenha <3

Título: Marcas da vida
Autora: Natália Moreno (cortesia)
Editora: Novo Século (selo Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 118
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Marcas da vida conta a história de Lilian, uma atriz no auge da carreira, que vê sua vida ser destruída quando sofre um acidente de carro. Com um contrato cancelado e cheia de contas a pagar, Lilian torna-se professora de teatro. Segue sua vida sem grandes aspirações até que uma aluna nova reacende nela o sonho de ter uma família. A professora, esperançosa, mas ainda marcada pelas tragédias de sua história, embarca em relacionamento com Marcos, um publicitário bem-sucedido, cercado de prestígio e belas mulheres. Para não desistir da felicidade, Lilian terá de lidar com os seus fantasmas e se enxergar além do que vê no espelho.

Resenha

A vida de Lilian seguia nos trilhos até que um acidente lhe tirou tudo: seu noivo, sua carreira e sua vontade de viver... Além de ter deixado cicatrizes por seu rosto e braços. Vivendo uma vida sem muito contato humano, afastada dos amigos e sentindo sempre a falta de Heitor, ela colocava todas as suas energias nas aulas de teatro e numa peça que estava preparando. E é nessas classes de teatro que ela conhece a amável Ana, e, consequentemente, o pai da menina.

Aparentemente, o pai da menina não parecia amá-la, pois tanto ele quanto a tia dela estavam sempre atrasados para busca-la, e Ana havia confessado à Lilian que acreditava que o pai não a amava. Sendo assim, Lilian já havia tirado suas próprias conclusões a respeito de Marcos quando finalmente o conheceu. De início, ele era fechado e um pouco rude, mas, quanto mais o conhecia, mais queria estar com ele. Como isso era possível?

Há muito desistiu de esperar que elas sumissem. Aquelas marcas faziam parte de sua vida. Era uma maneira de ela nunca se esquecer do seu passado, de sua felicidade roubada. – página 21

Eu estava curiosa para ler este livro, pois ainda não tinha lido nada da Natália. Fiquei um pouco surpresa quando vi que o livro era pequeno (já tinha visto essa informação antes, mas não me lembrava mais...hehe), e eu costumo ficar receosa quando vejo um livro pequeno, pois imagino se a história não ficou corrida ou fraca demais. Decidi deixar meus temores de lado e ler logo a história de Lilian, que me pareceu interessante na sinopse, principalmente porque eu gosto de histórias de superação e coisas do tipo. Acontece que eu estava certa.

Não vou dizer que não gostei da escrita da autora, eu gostei. Mas é corrida demais. As coisas acontecem muito rápido, eu mal digeria uma e já tinha outra acontecendo, e não eram bem coisas surpreendentes ou fantásticas: era a rotina da Lilian. Não consegui me conectar com os personagens porque não entendi suas personalidades, em especial, Marcos. Ele era rude em um momento e no outro já estava carinhoso com uma mulher que nem mesmo conhecia; isso me deixou um pouco cética.

A única coisa que me envolveu na história foi o amor que Lilian sentia por Ana. Antes do acidente, Lilian queria formar uma família com seu noivo, mas quando perdeu tudo, ficou sem ter contato com pessoas. Quando conheceu Ana e foi se aproximando de Marcos, ela passou a sentir que poderia enfim ter uma família, apesar de viver dizendo para si mesma que não o amava e coisas do tipo. Mas nós, leitores, sempre sabemos, né?
Confessou a si mesma que no inicio aquelas marcas incomodavam, mas hoje eram parte da sua vida. A lembrança de um amor interrompido, de um novo sonho, novos caminhos, novas pessoas... – página 107

Enfim, Marcas da vida traz mensagens bonitas de superação e amor, mas para mim, faltou um desenvolvimento maior da trama, e um aprofundamento desse sentimento entre os dois personagens. Gosto de pensar que todo livro acrescenta alguma coisa em minha vida como leitora, e com Marcas da vida não foi diferente, só que eu esperava bem mais, e a história acabou não me conquistando. Uma pena, pois por mais que seja um clichê, a narrativa poderia ter sido bem mais envolvente e desenvolvida.

*
Este livro foi a terceira leitura nacional do mês de setembro, e sua resenha faz parte da Maratona Setembro Nacional <3

5 comentários

  1. Olá!
    Tinha me interessado bastante pela obra, mas quando li que faltou desenvolvimento e que a história ficou corrida, confesso que desanimei bastante de ler. Uma pena, pois a premissa é muito interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro mas achei o enredo interessante. Eu confesso que não tenho problema com textos mais objetivos ou seu oposto, penso que cada autor se expressa de um jeito. Mas entendi seus argumentos e sinto que vc não tenha aproveitado a leitura tanto quanto esperava. De uma forma geral foi bom conhecer um pouco da história através de suas impressos. Parabéns pela leitura de mais um nacional. Adoro e estou sempre lendo algum. Nesse momento estou fechando o mês com dois =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu flopei geral na Maratona Nacional, não li nada ainda. Mas eu meio que já sabia que isso ia acontecer, kkkkkk.
    É complicado quando um livro fica assim corrido, né? Por mais que a gente goste da história, não dá para se apegar direito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dryh!
    Eu gostei do enredo, da capa, eu compraria o livro pelas informações básicas. Mas acontece que eu gosto de detalhes, e pelo que pude perceber, a história acontece rápido demais, acho que isso me incomodaria também.
    É uma pena que, apesar das mensagens que passa, o livro não tenha te conquistado totalmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh, sua resenha está ótima, mesmo sabendo que o livro é corrido, fiquei interessada em ler a história, algo a ver com a simplicidade do livro despertou a minha curiosidade. Bjkas

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...