Nunca olhe para dentro

Há poucos dias, postei aqui no blog minhas primeiras impressões sobre Nunca olhe para dentro, da Amanda Ágatha Costa. Hoje, trago a resenha do livro <3

Título: Nunca olhe para dentro
Autora: Amanda Ágatha Costa
Páginas: 482
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora, longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.
Resenha

“Três narcisos secos. Três narcisos novos em um buquê. Várias pétalas envelhecidas boiando no lago.”

Quando tinha 8 anos de idade, Betina perdeu os pais em um acidente de carro ao qual, milagrosamente, sobreviveu. Desde então ela vive com a tia, que está sempre procurando motivos para humilhá-la e fazê-la se sentir mal. Mesmo tendo 20 anos agora, Betina ainda não conseguiu se livrar daquela garotinha assustada que havia perdido os pais e as cores de seu mundo numa noite que deveria ter sido feliz. Estudante de psicologia, ela sempre fora apaixonada pelas cores e por pintura, mas desde que passou a viver com Cecilia, Betina nunca mais pegou num pincel.

Toda sexta-feira, Betina se permite sentir a dor da perda dos pais e volta ao lago onde o carro da família afundara 12 anos antes, levando narcisos. Durante todo esse tempo, ela nunca perdeu a determinação e a esperança de encontrar o responsável pelo acidente. Como poderia, se lhe haviam tirado tudo o que ela tinha?

“Não vou deixar que a chance de descobrir o culpado também morra. O caso já ocasionou mortes demais. A confiança não pode ser a próxima a morrer.”

Mas ela não estava mais sozinha, nunca esteve. Paola, sua melhor amiga (e personagem que eu simplesmente precisava mencionar nessa resenha) sempre esteve ao seu lado, apoiando-a inclusive quando sabia que Betina merecia melhor. Além dela, Betina também podia contar com Caio, e com uma nova aquisição ao grupo: o maravilhoso Nicolas. Ainda quero saber como faço para conseguir um para mim.

Acabei de terminar o livro e ainda estou me sentindo um pouco boba. "Nunca olhe para dentro" é o tipo de livro que te envolve já nas primeiras páginas, e, mesmo que eu quisesse entrar na história para dizer umas poucas e boas para a Betina de vez em quando, ela é uma personagem incrível. Ver o quanto a protagonista amadurece ao longo da história, junto ao fato de que Nicolas é um amor (sério, como faço para encomendar um para mim?) e a história foi muito bem escrita... Bem, eu não tinha nenhuma chance: o livro me pegou de jeito! Além da capa maravilhosa, do casal apaixonante e dos amigos mais incríveis que alguém poderia ter, o livro também traz uma mensagem muito importante, que a autora soube abordar perfeitamente.

“...não sei de que cores sou feita quando estou com Nicolas. O amor não é feito de apenas uma cor. É composto por todas.”


Meu peito chegou a doer pela Betina de oito anos que perdeu os pais e foi morar com uma pessoa horrível que a odiava, doeu pela Betina de 20 anos que não conseguia se livrar de seu passado, e doeu pela menina que, há muito tempo, não se sentia mais laranja. Mas eu também sorri quando Betina encontrou Nicolas, e em todas as vezes em que seus amigos estavam ao seu lado. Assim como Betina, eu fui todas as cores neste livro, e não pude evitar ler a última página me sentindo vermelho.

Paro na beirada, reparando no meu reflexo formado na água. As pétalas secas de outras semanas ainda estão boiando. Por um segundo, posso visualizar milhares de pétalas iguais àquelas, todas que foram despejadas em homenagem a eles. Milhares de narcisos perdidos no lago. [...] Permaneço de pé, embora a vontade seja de cair de joelhos e me desmanchar até o ponto em que não sobre mais água para ser expelida pelos olhos. Busco uma força que não sei de onde surge, mas que faz com que eu continue erguida, determinada a terminar o que comecei.

Nunca olhe para dentro é um livro com uma mensagem muito importante por trás de Betina, e eu estou muito feliz por tê-lo lido. Mesmo contendo quase 500 páginas, o livro é tão envolvente que acaba mais rápido do que deveria, e eu já adianto que o Epílogo é a coisa mais linda! Para quem gosta de um romance “diferente” e mais elaborado, este é o livro certo! Os personagens foram muito bem construídos, são incríveis (cada um à sua maneira, mas Paola é incrível em todos os aspectos), a escrita da autora é leve e envolvente, e....resumindo, o livro é simplesmente lindo, e vocês vão terminar a leitura suspirando!

"Quer continuar olhando para dentro ou quer parar de olhar? Porque se quer saber o que eu quero, não tem nada no mundo que pode me fazer mais feliz do que olhar para um futuro com você."


7 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar do livro mas a forma elogiosa como você o descreveu, me deixou master curiosa. Espero poder ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dryh!
    Estou L-O-U-C-A por esse livro e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para tê-lo nas minhas mãos! haha Estou bem feliz que a trama é envolvente e que os personagens são incríveis - essa é uma forcinha a mais pra ler essas quase 500 páginas né? haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dryh!!!

    Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Para começar amo o nome da protagonista, Betina, e adorei sua resenha e o fato de ser drama com romance, com crescimento das personagens! Acho que vai ser aquele livro que vai me pegar de jeito e eu não vou querer fazer mais nada da vida!!!!
    Beijos e dica mais que anotada

    ResponderExcluir
  4. Dryh,
    Nossa só pela sua resenhas já sinto que esse livro é maravilhoso e que amarei com todas as forças.
    Sem palavras com sua analise, só mesmo com a sensação de que preciso ler também.
    O fato de ter 500 páginas e você nem ter sentido elas passarem já me dão uma dica do quanto essa é uma história envolvente.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro, mas a sua foi a primeira a despertar minha curiosidade. Mesmo sem ler, já fiquei com dó imaginando o quanto Betina sofreu com essa tia. Além disso, o jeito como você descreveu o Nicolas me fez querer conhecer esse personagem e descobrir o que ele tem de tão especial.
    Adorei sua resenha e a dica já está anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, dri! Nossa, você me convenceu a querer ler esse livro só com essa resenha maravilhosa. Fiquei bem animada ao saber de todo o amadurecimento da protagonista, e dessa história envolvendo as cores. Gostei de saber que é um romance bem elaborado, e que as páginas, mesmo sendo bastante, foram lidas de forma rápida.

    ResponderExcluir
  7. Da Amanda li A Escolhida mas não gostei tanto. Acho que dias atrás esse livro estava grátis em e-book mas como tem muitas páginas e não curti tanto minha primeira experiência com a autora deixei passar, mas quem sabe mais pra frente dou uma chance.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...