O navio das noivas

Oiee pessoas, tudo bem?
Andei meio sumida porque não sabia bem o que postar por aqui, e também porque estava empacada em várias leituras e não conseguia terminar nenhuma. MAS, hoje finalizei O navio das noivas, da Jojo Moyes (resenha agorinha <3) e planejo continuar lendo os livros que me empacaram até terminar todos.
Ah, e tem sorteio rolando lá na página do blog e uma no Instagram.

Título: O navio das noivas
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito.
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.  Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.

Resenha

Difícil não acreditar quando se pensa que não havia como, depois de separados por milhares de quilômetros, continentes e vastos oceanos, estarmos destinados a nos encontrar de novo. – página 11

Após o final da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores finalmente puderam respirar. No ano de 1946, vários navios partiram da Austrália com destino a outros países, levando as esposas de soldados estrangeiros (que haviam se casado com as nativas durante a guerra) para seus maridos. O Victoria era o último deles, e além de transportar seus oficiais e marinheiros, o porta aviões levaria mais de 600 australianas a bordo rumo à Inglaterra. Aquela seria a última viagem do navio, e não poderia ter sido mais marcante.

O livro foca em quatro personagens (narrativa em terceira pessoa) femininas sendo levadas para viver com seus maridos em um lugar desconhecido, deixando para trás suas famílias e tudo o que lhes era conhecido. Elas são: Margaret, uma adolescente grávida; Avice, uma garota da alta sociedade; Jean, uma adolescente fogosa sem escrúpulos; e Frances, uma enfermeira quieta que parecia esconder um grande segredo. As quatro acabam dividindo uma cabine durante a viagem, e apesar de não se tornarem todas amigas, passam por muitas coisas juntas.

Além disso, Jojo também nos traz algumas partes onde fala sobre o capitão do navio e um certo fuzileiro que conquistou meu coração (e o de uma outra pessoa também). A história se passa em seis semanas, e mais o prólogo, que acontece vários anos após a viagem. Achei bem bacana a autora ter explorado os sentimentos das personagens principais e também de outras mulheres que estavam noivas de homens praticamente desconhecidos, e que se encontravam na mesma situação. Deixou o livro mais profundo.

Você?, ele teve vontade de perguntar, incrédulo. Você não começou a guerra. Não foi responsável pelos estragos, pelos membros amputados, pelo sofrimento. Você é uma das coisas boas. É uma das razoes pelas quais continuamos seguindo em frente. Você, de todas as pessoas, de todas as mulheres deitadas aqui, é a única que não tem o que corrigir. – página 211

Maaaas... E esse é um grande mas... Eu demorei para gostar da história, se me lembro bem, apenas as últimas cem páginas conseguiram me envolver e me agradar. O resto eu meio que enfiei garganta abaixo, principalmente o começo. Acontece que a autora dá muitas informações irrelevantes para a história, e isso acaba deixando a narrativa mais cansativa e enrolada, demorando muito para chegar num ponto em que o leitor sinta que está fazendo uma boa leitura.

Eu não consegui gostar das personagens num geral até quase o final, mas só Margaret e Frances conseguiram fazer com que eu sentisse alguma coisa, fosse raiva ou afeição. De todas as personagens do livro todo, eu só consegui gostar do tal fuzileiro mencionado lá em cima (cujo nome só é revelado na ÚLTIMA página do livro, o que foi uma jogada e tanto) e da Frances, por guardar um segredo tão pesado e ser julgada por ele. E ela era incrível, além disso.

“Porque não podemos ter passado por tudo isso em vão, não é mesmo? Vamos fazer com que tudo dê certo.” – página 347

Apesar de ser cansativo e trazer muitas informações e descrições desnecessárias – quem gosta de muito detalhe pode gostar disso – O navio das noivas foi uma boa leitura, eu adorei o final (até chorei, confesso) e adorei também as mensagens que ele traz. Me identifiquei com alguns dos sentimentos pelos dos quais as personagens estavam sentindo e consegui entender seus medos, afinal, elas haviam se casado com homens de outros países, deixaram suas casas para trás, entraram num navio e cruzaram o mar para encontrar seus noivos.
E se eles desistissem? E se morressem? E se algo acontecesse?

O navio das noivas foi bem construído, bem pesquisado (a autora fala sobre isso antes da história começar) e alguns personagens são bem marcantes. Mas não foi uma história AI MEU DEUS QUE LIVRO, até porque, como eu mencionei lá em cima, demorei muito para conseguir me envolver com a história e querer continuar lendo. Mas se me lembro bem, o mesmo aconteceu quando li “A garota que você deixou para trás”, então acho que é uma coisa da autora mesmo, essas descrições todas. Felizmente a trilogia Como eu era antes de você fugiu disso...hehe’

Imaginar o desconhecido demandava enorme esforço. De qualquer jeito, era ainda mais difícil pensar no passado. – página 156


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...