Um amor perdido

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?
Um amor perdido veio numa caixa do VIB (Very Important Book) do Grupo Editorial Record, com um kit lindo de pintura, antes mesmo de seu lançamento. Ele é uma das apostas da editora Bertrand Brasil para o mês de abril - será lançado no dia 30 - e olha, que livro!
Com a permissão da editora, trago-vos a resenha

Título: Um amor perdido
Autora: Alyson Richman
Editora: Bertrand Brasil (cortesia de leitura antecipada)
Páginas: 336
Edição: 1
Lançamento: 30 de abril de 2018
Sinopse: Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial. Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

Resenha

“Lembrem as lágrimas quando a sinagoga de Jerusalém foi destruída. Lembrem-se de que, como judeus sempre existe alguma tristeza, mesmo no dia mais feliz de sua vida.” – página 114

Lenka é uma estudante de artes plásticas que vive em Praga com a família; a mãe, o pai comerciante e a irmã mais nova. Apaixonada por Josef, um estudante de medicina e irmão de sua melhor amiga, ela se vê presa num caos terrível quando as pessoas começam a voltar-se contra os judeus, e a Tchecoslováquia é invadida pelos alemães. A família de Josef consegue fugir para a Inglaterra, mas a Lenka só resta esperar para ver a se a guerra vai acabar, ou se sua família conseguirá fugir também.

Quando recebi este livro eu já tinha lido alguma resenha a respeito, e já estava mega curiosa. Não é segredo que eu amo histórias que se passam no período das guerras mundiais, principalmente se elas trazem um romance junto. E o romance de Lenka e Josef é lindo! Meu coração se apertava sempre que eu me lembrava que eles seriam separados por causa da guerra, e como no início do livro a autora narra o reencontro deles, muito anos depois (mais do que eu gostaria...haha’), eu ficava imaginando o que teria acontecido naquele intervalo de tempo em que não estavam juntos.


Só sei uma coisa: família não se abandona. Não se abandona, nem mesmo em nome do amor. – página 106

Lenka é uma protagonista incrível. Decidida a seguir seus sonhos de se formar na Academia de Artes de Praga, ela estava sempre desenhando ou pintando coisas, e mesmo depois que tudo parecia perdido, continuava desenhando, como uma forma de escape e também de rebelião. A admirei muito quando deixou que Josef fosse embora sem ela, para que ficassem com sua família em Praga, e mais ainda quando foi forte e sobreviveu às prisões, humilhações e mortes que o Holocausto impôs em sua vida. Dona de uma personalidade incrível, Lenka é o tipo de personagem que a gente sempre procura num livro, e também aquele tipo em que só queremos abraçar e dizer que tudo vai ficar bem.

Josef não fica muito atrás, mas como as partes narradas por Lenka (o livro é narrado pelos dois) foram mais profundas, mais envolventes e mais “pesadas”, eu me senti mais conectada a ela do que ele; ainda assim não nego que a vida para Josef foi difícil, principalmente depois de ter deixado Lenka para trás. Ele perdeu muito, e acho que podemos dizer que até mesmo se perdeu ao longo da história, pois nunca mais foi o mesmo.

Um amor perdido é um livro muito emocionante, foram diversas as cenas que me fizeram chorar, e quando cheguei aos agradecimentos e vi que a história tinha um quê de realidade – essa história realmente aconteceu e muitos dos personagens do livro realmente existiram e tiveram o mesmo destino da história de Alyson –, aí meu coração se apertou de vez. Um amor perdido não é só um romance que se passa na Segunda Guerra Mundial; é uma prova de que o ser humano pode se manter de pé e esperançoso mesmo nas piores situações, e fazer o seu melhor para os outros – apesar de que esses acontecimentos foram causados justamente por seres humanos -, é bom acreditar que, mesmo que haja maldade no mundo, há o dobro de bondade, ainda que não tenhamos conhecimento disso no momento em que acontece.


O que se faz com rostos em preto e branco que não falam, mas que continuam a assombrar você? O que se faz com cartas que lhe são devolvidas do outro lado do oceano? – página 49

Eu ainda não tinha lido nada da Alyson, mas posso dizer que me tornei uma fã. Sua escrita é bem leve e envolvente, tem o toque certo de romance e drama, e começar a história no ano de 2000 – bem depois dos acontecimentos da guerra – foi uma jogada e tanto! Não há nada melhor do que saber um pouquinho de presente e voltar para o passado, conhecer os personagens, suas histórias, e só então voltar para o presente, quando já os conhecemos e sabemos pelo o que passaram.

Um amor perdido se tornou um dos meus favoritos não só do ano, mas também da vida. Não duvido que volte a lê-lo um dia. Queria agradecer, mais uma vez, ao Grupo Editorial Record por ter me enviado essa prova; o livro é simplesmente maravilhoso, e se alguém ainda duvida que amores antigos podem se reencontrar mesmo depois de terem passado pelo inferno na terra, Um amor perdido está aqui para provar que isso pode ocorrer. Recomendo para todos os leitores, até mesmo para os que não são muito fãs de romances; acreditem, esse livro vale a pena.


[...] Porque é isso o que acontece quando finalmente retornamos para aqueles que amamos, mas que deixamos para trás. Aqueles de quem nunca nos esquecemos. Escorregamos ao encontro deles, como duas mãos que se complementam. – página 205

10 comentários

  1. Oii!
    Eu também gosto bastante de livros que se passam nessa época, por mais que mostrem um período tão sombrio e triste da nossa história. Mas por saber que tem uma história de amor envolvida, fico ainda mais empolgada pela leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante o enredo da obra, parece ser intensa e muito envolve pelo que você fala. Mas, tá aí um livro que eu não leria. Ando meio que de saco cheio de tudo que envolve a Segunda Guerra. É como se meu cérebro dissesse: chega de livros desse período por essa vida. Mas ainda assim a parabenizo por você gostar de obras que retratam as Grandes Guerras, principalmente a Segunda. Bexus e desculpe a sinceridade @entrelivroseexpressos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dryh!
    Menina, essa semana eu li uma resenha desse livro e fiquei super tocada. Eu também curto histórias que se passam nas guerras, principalmente se for de amor e que sobreviva. Já anotei a dica e o lançamento do livro porque vou ler sim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou de olho nesse livro. Parece um romance lindo e bem delicado relatando tempos difíceis.
    Sua resenha me deixou com a certeza de que essa leitura é incrível.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi! Gostei da premissa do livro, pois não se trata apenas de um romance, fala das marcas de uma guerra. Fiquei curiosa para ler, porque imagina uma situação dessa, onde você sabe o que deixou pra trás, mas não sabe se vai conseguir reencontrar, ou como vai ser. A possibilidade deles se encontrarem depois de todo horror, é um acalento!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Ahhh... se eles se reencontraram só em 2000 realmente demorou demais para que se reencontrassem. Já fiquei com aperto no coração sem ter lido.
    Também adoro romances que se passam durante as guerras, e adoro essa narrativa não linear, que nos permite conhecer vários aspectos dos personagens.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dryh!
    Não tenho lido muito livros sobre a Segunda Guerra, mas esse romance parece ser de tirar o fôlego. Fico imaginando o que aconteceu quando eles conseguiram finalmente se reencontrar...
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oiiii,

    Já quero! Já fiquei super curiosa! Adoro histórias que trazem o passado, da uma sensação de que estamos conhecendo mais da nossa própria história. Fiquei bem curiosa e já coloquei na minha listinha.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Confesso que histórias que tenham como cenário a guerra, sempre são emocionantes para mim e por isso não consumo muito esse tipo de livro. Entretanto, desde que começou a divulgação desse lançamento, que estou desejando ardentemente, acredito que irei gostar muito dessa leitura.

    Beijos,
    https://oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu já queria muito ler esse livro, pois a história me chama muito a atenção e por mais que me abale eu gosto de histórias que se passam na segunda guerra. Depois de ler sua resenha eu só tive mais certeza de que vou amar e que preciso ler para ontem.

    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...