Garota Interrompida

Oie pessoal ^^
Acabei de terminar de ler o livro Garota, interrompida, e como gostei muito dele, decidi trazer a resenha para vocês ^^


Garota, Interrompida

Titulo: Garota, interrompida
Autora: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 190
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.
Resenha

Antes de tudo: que capa incrível é essa? Além de muito linda, é também super criativa. Se repararmos bem, veremos palavras escritas “discretamente” na parte rosa. Confesso que fiquei que nem uma boba tentando ler e entender o que estava escrito ali, mas logo acabei desistindo. Vendo pela imagem, até parece ser de um rosinha claro e meigo, mas ela é super ROSA CHEGUEI. Depois de um tempo tentando “decifrar” as letrinhas (sou um pouquinho cega mesmo) meus olhos ficaram irritados com a cor..rsrs

Bom, Garota, interrompida, é um livro que conta a história de Susanna, na verdade, Susanna conta sua história desde o momento em que decidiu se suicidar, tomando 50 aspirinas. Ela era apenas uma garota tentando ser normal, mas suas “loucuras” acabaram mandando-a para um hospital psiquiátrico, onde ela viu que a loucura existe de diversos tipos.

Fiquei impressionada com as personagens, principalmente com Lisa, uma amiga que Susanna fez no hospício. Lisa tem um temperamento um pouco violento, mas me pareceu ser uma boa pessoa, daquelas que não abandonam os amigos e que não deixam nada de ruim acontecer com eles. Lisa era uma das poucas pessoas que conseguiam fugir do hospício, e sempre quando voltava, capturada pelos seguranças e enfermeiros, Lisa contava suas experiências no mundo afora para as outras pacientes, que há muito tempo não viam o trânsito ou a cidade.

O livro é um pouco “depressivo” em alguns aspectos, mas engraçados em outros, e é isso o que faz ser impossível parar de ler.

Essa ponderação me desgastava. Depois que a gente se faz uma pergunta dessas, ela não nos larga mais. Acho que muita gente se mata só para por fim ao dilema de se matar ou não” – página 46

“Se eu, que antes era repulsiva, agora estou assim, tão longe da minha loucura, quão longe não estarão vocês, que nunca foram repulsivos, e que profundezas não terá alcançado sua repulsa?” – página 144

Susanna não se encaixava no perfil adolescente de sua época. Enquanto as outras pessoas se imaginavam casando-se e entrando para a faculdade, Susanna queria trabalhar e deixar os estudos de lado. Outro detalhe que a diferenciava, era o fato de se machucar, ficava se arranhando e batendo os pulsos na cadeira, mas fazia de tudo para que as pessoas não a notassem.

Ao longo do livro, percebemos que Susanna não gosta de perder tempo, seja numa consulta médica (onde ela fica 3h, de acordo com o médico, mas acha que permanece apenas 20 minutos) ou no consultório de um dentista, e depois fica preocupada com o tempo que perdeu ao arrancar um dente de siso. Apesar de tudo, ela é uma garota super sensível, e é isso o que me fez gostar dela.

Quando comecei a ler este livro, pensei que seria como uma biografia, tudo em ordem cronológica dos acontecimentos, mas me deparei com uma história contada em partes “cortadas”, todas elas fora de ordem, o que retrata muito bem o sentimento de vida bagunçada e interrompida da autora. Garota, interrompida, é um livro que vale a pena ser lido, vai saber a que ponto chegou a sua loucura...



MilkMilks
Dryh Meira

4 comentários

  1. Oi Dryh :)

    Eu não tenho vontade de ler esse livro infelizmente não sei bem o motivo mas ele não me chama a atenção, talvez seja por causa do tema abordado, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tema realmente "assusta" e afasta alguns leitores, mas também vai do gosto de cada um né ^^

      Excluir
  2. Oi Dryh!

    Estou lendo o mesmo livro e confesso que estou meio depressiva... Assim que termina-lo vou assistir ao filme, adorei o trailler.

    Gosto de histórias reais, e este livro esta me tirando o sono!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei de ver o filme e adorei!! Não é a mesma coisa do livro, mas é muito bom. Também adoro histórias reais, algumas dão arrepios, mas outras são o máximo

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...