Especial Erica Azevedo

Oie pessoal, tudo bem com vocês?
Li Pluvia através do book tour organizado pela Tamires Cipriano (De tudo e um pouco) e decidi postar a resenha junto com um Especial da autora, Erica Azevedo. Essa é uma "coluna nova" do blog, que começou na semana passada (com o Especial Ally Condie) e que será postado toda segunda feira. É mais uma maneira de divulgar o trabalho de alguns autores e falar um pouco mais sobre eles.
Vamos lá?

Fan Page
Skoob
Twitter
Blog

Biografia da autora
Erica Azevedo nasceu na capital paulista, entre ruas abarrotadas e o ar poeirento do fim de tarde. Descobriu a literatura fantástica na adolescência o que despertou seu interesse por variados gêneros e autores. Aos 14 anos escreveu um roteiro baseado na ditadura militar, o que a aproximou da escrita. Mas foi observando a chuva borrar a janela da casa onde morava com os pais e, depois de anos vivendo no mundo dos livros, que a ideia de uma realidade totalmente nova lhe veio à mente. Em meio a idas e vindas começou a contar a história de Ana e sua saga por Pluvia e pelos mundos de Lucien. Atualmente dedica-se a graduação de Ciências Políticas na Universidade Estadual de Campinas.

1.     Antes de tudo, nos conte de onde surgiu Pluvia, de onde veio a ideia de criar um mundo diferente?  
Erica = A ideia do livro me veio assim como Ana o descobre: um dia eu estava observando a chuva através da janela da sala da casa dos meus pais e me peguei imaginando como seria se houvesse algo além dela. Aos poucos foram surgindo novas ideias e a história começou a ser construída.

2.     Qual a maior dificuldade que você enfrentou ao escrever e publicar Pluvia? 
Erica = Eu sempre acreditei que os maiores empecilhos somos nós que colocamos, e comigo não foi diferente. Sou muito insegura em relação as coisas que eu faço e eu nunca acredite que tivesse inclinações para a escrita. Aos poucos, e com o incentivo de amigos, eu fui perdendo isso. Eles também, juntamente com a minha família, foram os maiores incentivadores para a publicação.

3. Além de escritora, você também é leitora? Qual o seu gênero favorito?  
Erica = Sou apaixonada por literatura fantástica e na minha estante há vários livros do gênero. Talvez seja por isso que Pluvia tenha ganhado vida.

4. Você se inspira em algum autor ao escrever?
Erica = Não tenho uma inspiração direta, mas costumo dizer que a J.K Rowling foi a pessoa que possibilitou tudo isso. Ela despertou minha fome de livros.

5. O que você acha do panorama literário nacional? 
 
Erica = Ainda estamos caminhando. Os autores estão tentando ganhar espaço em um meio tão competitivo e saturado por obras internacionais. Falta incentivo, mas estamos tentando transpor essas barreiras.

6. Sei que é um pouco pessoal, mas você já recebeu críticas negativas ou mal educadas sobre o seu trabalho? Poderia nos contar?
Erica = Ah, sim. Elas sempre existirão, certo? Um leitor disse uma vez que meu livro era pobre e os personagens mal construídos. Aceitei a crítica como uma forma de melhorar posteriormente. É meu primeiro livro e eu tenho muito o que aprender.

7. Como você descreveria Pluvia e os personagens? 
Erica = Acho que Pluvia é aquele lugar no qual repousam todas as possibilidades fantásticas que não acreditamos e os personagens são os amigos que eu levaria para lá.

8. Você se inspirou em alguém para criar os personagens de Pluvia? 
Erica = Ah, sim. Os personagens têm características de meus próprios amigos.

9. Sabemos que divulgar um trabalho é muito difícil. Qual foi o meio que mais ajudou na divulgação do seu livro? 
Erica = A internet, sem dúvidas. Aliás, acho que Pluvia não seria “conhecido” se não fosse a parceria que firmei com vários blogs. Eles me ajudaram e continuam me ajudando de uma forma incrível.

10. Como será o seu próximo livro? Pode nos contar um pouquinho ou é segredo? rsrs 
Erica = Tenho vários projetos em andamento. Vem uma distopia, um romance e a continuação de Pluvia. Mas acho que no momento Ventus (segundo livro da série Os Mundos) é o que importa. O que eu posso contar é que vocês conhecerão outros lugares, como o título já sugere. E, para quem leu o primeiro livro, dá para entender o motivo. Só posso adiantar que haverá descobertas maravilhosas e muitos perigos.

11. Se você fosse um personagem de livro (qualquer livro) qual seria? 
Erica = Acho que eu seria a Sra. Wesley porque tenho essa característica de ser superprotetora.

12. Como é a vida de um escritor? É muito corrida? 
Erica = Eu não vivo a vida de um escritor, se é que pode se dizer assim. Talvez porque eu não seja conhecida, mas é tudo muito normal comigo. Minhas histórias, faculdade, lazer...

13. Última perguntinha, o que as pessoas que ainda não leram Pluvia podem esperar do livro? 

Erica = Uma aventura romântica por universos paralelos (risos). Bom, se vocês gostam de fantasia com uma pitada de romance, Pluvia pode ser uma leitura bem agradável. 


Titulo: Pluvia
Autora: Erica Azevedo
Editora: Novo Século
Páginas: 280
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos. 

Resenha

Ana é uma adolescente que não tem a liberdade de sair ou viajar sempre com os amigos, por conta de um deslize que cometeu há algum tempo, e desde então, ela vem tentando recuperar a confiança dos seus pais.
Sua vida vira de cabeça para baixo quando seus pais a obrigam viajar com eles para um lugar que nem existe no mapa, lá, ela descobre Pluvia.

Pluvia é um mundo que fica além das gotas da chuva. É um mundo onde a magia e a paz andam juntas desde muito tempo, mas esse mundo vem enfrentando problemas enormes nos últimos dezessete anos, e os pluvianos precisam da ajuda de Ana.

“Ás vezes precisamos seguir todos os caminhos disponíveis para encontrar a direção certa” – página 100

Ana é uma personagem comum, até um pouco clichê, e quando descobre que tem uma missão em Pluvia, e que não tem escolha, acaba aceitando viajar com os pluvianos, e começa a treinar com diversos mestres em Pluvia, para que consiga aprimorar seus conhecimentos e completar a tal missão.
A missão é um mistério tanto para Ana quanto para o leitor, que fica ansioso para descobrir o que os pluvianos tanto querem com Ana, e como uma garota comum como ela poderia mudar alguma coisa num mundo cheio de mágicos e guerreiros.

O livro é tão emocionante quando fascinante. A escrita de Erica é maravilhosa, e me deparei com frases maravilhosas, mas não consegui pegar todas elas para mostrar á vocês. Os personagens também são muito bem pensados, principalmente Aléxi.
Mesmo que a autora tenha tentado criar uma identidade diferente para Aléxi, é possível perceber que ele vai mudar no final, e o relacionamento entre ele e Ana é muito bonito.

Confesso que achei um pouco estranho o fato de Ana aceitar tudo de boa vontade, afinal, ela foi arrancada de seus pais e seu mundo sem mais nem menos, para ajudar um mundo diferente que ela nem sabia da existência antes, e mesmo não fazendo ideia de qual era sua missão, ela continuava em Pluvia.

Mesmo que isso tenha sido bem estranho, o livro é incrível. Ana não é lá a melhor personagem de todas, mas é até “boazinha”.
Mal vejo a hora de ler a continuação. Eita, Erica, quase me matou do coração quando virei a última página e vi quer não tinha mais nada *-*

MilkMilks
Dryh Meira

Um comentário

  1. Eu adorei a criação desta coluna! Ainda mais com autores nacionais!

    Que capa linda heim? Não conhecia o livro nem a autora, agora fiquei super curiosa!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...