Copa dos Nacionais: Final


Olê! Olê, olê, olê! Vamos ler! Vamos ler!
Vocês são uns lindos! Mesmo com alguns probleminhas técnicos vocês votaram e deram uma super ajuda na nossa Batalha de Book Trailers (resultado aqui). Muito obrigada! Então hoje é dia da  GRANDE FINAL!!!!! 
A Final irá consistir em uma apresentação sobre o enredo, sobre as personagens e sobre a linguagem de cada um dos l3 livros que venceram a Batalha anterior. Com base nessas avaliações e/ou na leitura que vocês já tenham feito vocês irão avaliar de 0 a 5 cada um dos critérios e deixar registrado nos comentários!
Esquema de avaliação: 0- Não me interessa; 1- Pareceu-me fraco; 2- Pareceu-me Regular; 3- Pareceu-me satisfatório; 4- Fiquei animado para conhecer; 5- TOP no meu conceito

Por exemplo:
Livro: Não pare! - FML Pepper
Enredo: X
Personagens: Y
Linguagem: Z

Os comentários dos livros foram feitos por aqueles de nós, blogueiros envolvidos na ação, que já leram os livros, exceto pelo livro "Cartas para você" que foi lançado esse mês, de modo que o comentário dele foi elaborado pela própria autora sob nosso pedido.
Fiquem a vontade, leiam, comentem e votem!

OS FINALISTAS!!!!

Não pare! - FML Pepper
 "A autora consegue fazer o leitor vivenciar a trama, mesmo com uma história um pouco complexa envolvendo dimensões paralelas, diferentes clãs de resgatadores (só quem ler vai saber quem são), a trama evolui deixado o leitor cada vez mais instigado em saber os segredos que estão por trás de cada um dos personagens. A leitura fluiu de uma maneira rápida e leve, sem complicações, pois a autora consegue detalhar as cenas de uma maneira não cansativa e sempre amarrando o final de um capítulo com o que está por vir.
A história é narrada em primeira pessoa pela Nina. Os personagens são bem definidos e marcantes, Nina uma adolescente que quer levar uma vida normal, iniciar e terminar o ano na mesma escola, fazer amizades e entender os segredos que sua mãe esconde. Richard, o garoto lindo dos olhos azuis-turquesa, está quase sempre carrancudo e se mostra em conflito com seus sentimentos. Kevin que no início parecia um anjo, mas que depois se mostrou um verdadeiro anjo do mal." 
(Liziane Goulart do blog O Maravilhoso Mundo da Leitura)
"Gostei muito de conhecer Nina, e imagino sua aflição com o fato de ter uma vida nômade. Apesar de eu amar viajar, imagino que deve ser difícil não ter um lugar para chamar de casa. Realmente, não faço ideia qual seria minha reação se eu estivesse no lugar dela! Adorei Stela e realmente é de se admirar tudo o que ela sacrificou pela filha. Fiquei confusa em relação à Richard, que ao mesmo tempo é assustador, protetor, charmoso e misterioso. Ao mesmo tempo que tive raiva, fiquei encantada com ele."
(Andrea Galvão do blog Own Mine)
Rio 2054 - Jorge Lourenço
"É um livro repleto de ação e há também bastante mistério e tudo direcionado sempre a uma crítica social sobre a segregação e o direito à oportunidade. A forma drástica como o autor criou a Cidade Partida do Rio de Janeiro (Luzes x Escombros) é excelente para a trama e também nos faz pensar como essa é uma realidade atual. É uma leitura bastante ágil e instigante. O fato de os personagens passarem por tudo aquilo sem saber exatamente com o que estão lidando alimenta direitinho 'monstrinho da curiosidade'. A linguagem é bastante simples e até mesmo crua o que combina com a narração dos fatos e reações, intercalados de reflexões interessantes. Os diálogos cabem bem com o tom de seus contextos e seguem a linguagem informal da narração, permeados expressões coloquiais como alguns xingamentos.
As personagens são bem moldadas, evoluem e se transformam conforme a história se desenrola, o que é muito bom. Miguel apesar de acomodado e contido não mede esforços em se sacrificar por quem se importa. Anderson parece muito durão e calejado, mas é bastante sentimental. Nícolas é o amigo encorajador e engraçado, mas vai te surpreender. Fred e Juan parecem apenas motoqueiros gananciosos se você não os conhece bem. Lideres das multinacionais, Inteligências Artificiais, todos tem uma história que é fundamental para o enredo."
(Daniela Martins do blog A Thousand Lifetimes)
"Rio 2054, escrito pelo Jorge Lourenço nos presenteia com uma narrativa ágil, intensa e crítica! O autor construiu a cidade de Rio de Janeiro, apostando numa ideia de segregação entre ricos que morariam nas Luzes e os pobres que viveriam nos Escombros. Essa dualidade torna a obra essencialmente distópica e faz com que o leitor seja acometido por tal realidade! O Jorge usou um recurso de remeter sua narrativa à grandes fatos que marcaram a história através de citações que ressaltam o poder do povo contra seus opressores! Leitura obrigatória para aqueles que valorizam a Literatura Nacional e são loucos por distopias!"
(Adriano Gutemberg do blog GeraçãoLeitura.com)
Cartas para você - Duda Razzera
"A história retrata a vida de Georgia Castro que acabou de perder o pai. Inconformada com a morte de seu pai – e também melhor amigo, Georgia entra em depressão. Sua psicóloga aconselha-a a escrever para o seu pai ou manter um diário pois Georgia gosta muito de escrever. A partir daí, Georgia começa a escrever cartas para a Aceitação, pedindo para que ela bata à sua porta. Além da questão familiar e do processo de luto, ela também desabafa sobre sua vida amorosa, pois o cara de quem gostava não quis mais ficar com ela após a morte de seu pai. Com mais essa perda, ela começa a lembrar do péssimo ex-namorado que marcou muito a vida dela e da sucessão de casos amorosos mal sucedidos depois dele.
A narração do livro tem uma linguagem informal e bastante intimista, recheada de lembranças. A protagonista é uma típica menina-mulher que está entrando na fase adulta e não tem mais um guia, seu pai. No início ela é muito pessimista, está extremamente abalada, mas tenta ser firme e continuar vivendo. Ela é muito sensível. A mãe de Geórgia por outro lado é durona, prática e não perde tempo se lamentando. Por isso muitas vezes as duas entram em conflito, mas estão sempre juntas. Larissa, a irmã, é parecida com a mãe em muitos aspectos, mas diferente dela, procura ajudar a Georgia e fazer com que ela recupere sua autoestima. Mas tem um temperamento difícil de lidar. E tem o Marcos, que é aquela pessoa que entra de mansinho na vida da Georgia e no começo ele é muito depressivo e não tem nada para acrescentar. Mas depois se torna um bom amigo e sempre tem palavras afetuosas para ajudá-la."
(Duda Razzera, autora do livro lançado nesse mês)
Então, o que acharam? Comentem avaliando os 3 livros e nos ajudem nessa grande decisão!
O poder é de vocês! \o/
P.S.: Problemas no paraíso! Devido a algumas complicações técnicas a TAG não pode ser iniciada ontem, então para dar a vocês tempo para participarem o resultado da Copa dos Nacionais será adiado para o dia 02/06, vocês podem avaliar até domingo!

MilkMilks
Dryh Meira

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...