Quem teme a morte

Titulo: Quem teme a morte
Autora: Nnedi Okorafor
Editora: Geração
Páginas: 412
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Numa terra devastada por uma hecatombe nuclear, uma jovem e misteriosa mulher com o incomum nome de Onyesonwu – que pode ser traduzido como Quem Teme a Morte – descobre que tem superpoderes e foi escolhida para salvar a humanidade. Este seria um romance distópico como qualquer outro se não transcorresse na África e sua autora não fosse a surpreendente Nnedi Okorafor, elogiada pelo prêmio Nobel nigeriano Woyle Soyinka. Fantasias, batalhas, tradições e alta tecnologia, sonhos, visões, discriminação racial e sexual, tudo se mistura numa narrativa tensa e poética que confere uma nova linguagem para os romances do gênero. 
 Resenha

Ler que esse livro é uma distopia e que a personagem tem superpoderes e luta para salvar um mundo devastado me fez querer o livro, conhecer a história, e Onyesonwu (nome que eu não consigo pronunciar até agora), mas quando comecei a leitura, percebi que acabaria não gostando tanto assim da história, e vou contar o por quê.

Numa África futurista, onde os Okeke e Nuru’s vivem em pé de guerra, nasce Onyesonwu, fruto de estupro de um homem Nuru. Onyesonwu é uma Ewu, filha da dor e do sofrimento, mistura de uma mulher Okeke e um homem Nuru, sendo assim, motivo de vergonha para sua mãe, que não podia deixar-se padecer com um filho no ventre.
“Minha mãe me batizou de Onyesonwu. Significa “Quem teme a morte”. Ela escolheu um bom nome. Nasci há vinte anos, durante tempos difíceis. Ironicamente, cresci longe de toda a matança.” – página 10 
Nossa protagonista cresceu numa vila pequena, sob olhares maldosos de todos que a rondavam, pois ser um Ewu significava ter cabelos e pele cor de areia e sardas no rosto, sem contar a cor estranha nos olhos. Assim como acontece nos dias de hoje, quando uma mulher é estuprada e a culpa cai sobre ela, em Quem teme a morte acontece a mesma coisa.

Com o tempo, Onyesonwu começa a perceber que tem poderes. Ela pode se transformar em animais e curar as pessoas, mas não sabe como usá-los, então procura um feiticeiro que a ensine a controlá-los, e é ai que entra Aro, um homem velho e sábio que a recusa no inicio, mas que acaba ensinando-a mais tarde. Aro é um dos personagens que eu mais odiei no livro todo, perdendo apenas para o pai biológico de Onyesonwu, que a persegue nos sonhos com feitiços.
Aro é um homem arrogante e irritante assim como muitos dos outros personagens.
“Eu não estava ouvindo nada do que Mwita dizia. Estava correndo. Corri até ter certeza de que ele não estava me seguindo. Procurei em minha mente a lembrança de penas negras cobrindo asas imponentes, um bico poderoso, uma cabeça carregando um cérebro inteligente de uma maneira que apenas eu e provavelmente aquele Aro pênis de bode entendíamos.” – página 75
Um personagem que se sobressai é Mwita, um garoto Ewu fruto de um amor entre Okeke e Nuru, mas rejeitado e humilhado da mesma forma. Ele e Onyesonwu acabam se tornando amigos e se apaixonando com o passar dos anos, e mesmo que ele também seja arrogante e muito machista, é um dos melhores personagens do livro todo.
“E assim a conexão foi feita. Nós havíamos sido amigos, brigado, aprendido, rindo um com o outro, mas, nesse momento, percebemos que estávamos apaixonados.” – página 82 
Um dos poucos pontos fortes do livro foi a mitologia criada pela autora ao contar a história dos povos e deuses da época. Ela deu detalhes absurdamente interessantes sobre cada coisa, fez com que eu me interessasse além da conta pela mitologia, mesmo que não conseguisse pronunciar muitos nomes... haha’
Infelizmente a leitura é cansativa. Bastante. Demorei mais do que esperava para terminar o livro; alguns pontos são fortes, outros fracos demais, e Onyesonwu não é lá a melhor personagem do mundo, mas tem seus momentos.
Algumas coisas me deixaram confusas, a autora deixa algumas coisas soltas no ar, eu não sabia se aquilo estava acontecendo de verdade ou se Onyesonwu estava sonhando.

O final do livro me surpreendeu bastante, mesmo que o inicio do livro já tenha mostrado alguns fragmentos do final, pois Onyesonwu ia narrando os acontecimentos de sua vida nos capítulos. O desfecho salvou o livro, não me decepcionou, e finalmente mostrou quão corajosa Onyesonwu era. 
“Naquele momento eu soube que jamais seria capaz de controlar o fogo dentro de mim novamente. Me tornei uma criatura diferente naquele dia, não tão humana. Tudo o que aconteceu depois, agora entendo, teve inicio naquele momento.” – página 7
MilkMilks
Dryh Meira 

2 comentários

  1. Oi Dryh,
    Eu não conhecia o livro e no primeiro momento ele não me interessou, mas conforme fui lendo sua resenha fui percebendo que apesar de algumas falhas a autora criou uma boa trama , então pode ser que no futuro eu me arrisque a conhecê-la.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ela corrigisse as falhas o livro seria maravilhoso ♥ realmente :)

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...