Inverno de cinzas

Título: Inverno de cinzas
Autora: Adriana Brazil
Editora: Novo Século
Páginas: 280
Edição: 2
Lançamento: 2013
Sinopse: Helen depara-se com o momento mais crítico da sua vida. Nada diferente do forte Inverno que está sobre o país naquele ano. Tristeza, solidão, ressentimentos, lágrimas e dor, sopram as folhas deixadas pelo Outono de sonhos que Helen viveu, trazendo o frio da estação ao seu interior. O cinza que cobre seus dias a leva para uma profunda depressão. Ela encontra nos amigos, na família e na fé a força para continuar. Ela desabafa seus sentimentos na sua agenda, colocando suas emoções sufocadas pela saudade, como um Inverno sem cores, onde tudo ao seu redor, está completamente frio, cinza e sem vida.
Resenha - (contém spoilers de Outono de sonhos)

Estava escrito no céu, você e eu. Não tenho dúvida disso. – página 30

Disse na resenha anterior que estava doida para ler o segundo livro, então assim que terminei Outono de sonhos, corri para ler Inverno de cinzas. Mais uma vez me apaixonei por Helen e Andrew. Mais uma vez torci para que eles ficassem juntos no final, apesar de todos os conflitos que enfrentaram até lá. Não sei se conseguirei deixar aqui todos os sentimentos e sensações que esse livro me trouxe, mas prometo tentar.

Tentei te esquecer, mas não consigo! A verdade é que ainda espero você voltar pra mim... – página 142

O outono acabou, os sonhos se foram e agora tudo o que resta são as cinzas do inverno. Diferente do primeiro livro, Helen agora é uma pessoa solitária, triste e sem amor pela vida, tudo graças à doença de Andrew, que o levou para longe dela. Obrigado a se mudar para São Paulo, em busca de mais tempo de vida, ele acaba deixando Helen para trás. E para diminuir a dor da amada, decide terminar com ela, no caso de algo pior acontecer. Andrew não queria que Helen desistisse da vida por conta dele, então saiu de sua vida.

Sua voz ainda estava ressoando dentro de mim. Seu cheiro, vindo pela manhã, me trazia o vazio e solidão; ele havia partido inesperadamente da minha vida e eu, de uma forma dura e cruel, teria que aprender a viver sem ele. – página 81

Mas foi exatamente isso o que aconteceu. Quando Andrew foi embora, sem nem dizer adeus, o mundo de Helen ficou sem cores, pois ele levou todas elas. Estar perto de Alan e Richard fazia ela se lembrar do homem que fora embora, então ela os afastou. Helen se sentia traída por Deus, por Ele ter levado Andrew embora, então se afastou de sua fé também. Seus amigos e pais não ficaram de fora, aos poucos ela foi mudando e se tornando outra pessoa, alguém que ninguém reconhecia, nem ela mesma. A protagonista entra então num grande conflito emocional, passa dias chorando em seu quarto, não sai, não come e não fala com ninguém, e essas cenas partiram meu coração.

Meu coração está assim também, cinza, sem cor, frio. Você levou as cores do meu dia, Andrew. Quero que me devolva cada uma delas. - página 74

Ver uma personagem que era tão feliz e contagiava todo mundo virar alguém sem vida me deixou muito triste. Quis chorar em muitas partes nesse livro, inclusive adiei a leitura por alguns dias, pois não me sentia preparada para ver Helen sofrendo tanto. É claro que eu também senti raiva dela, raiva por afastar seus amigos e se tornar alguém que ela não era, mas seu sofrimento é compreensível, e inclusive, a gente sofre junto.

Novamente, morria de medo de finalizar o livro e ter de me despedir de algum personagem. Não sabia o que esperar do livro, mas o título Inverno de cinzas, e o estado emocional de Helen me afetaram um pouco, então sempre que a autora dava a entender que algo ruim tinha acontecido com Andrew ou qualquer outra pessoa, eu já começava a chorar.

Não sei o que fazer, não tenho para onde ir... Não me acho, não me encontro mais. Nas lembranças, achei um lugar silencioso para guardar minhas lágrimas. – página 73

Além da narração de Helen, temos uma surpresa quando Andrew e o pai dele, Alberto, narram em algumas partes. Gostei bastante dessa “mudança de cenário”, e espero encontrar mais disso no próximo livro, que eu estou doidíssima para ler. A escrita da autora flui muito rápido, e minha única reclamação é sobre alguns errinhos que eu encontrei, principalmente em diálogos. Eles não atrapalham muito, mas como sou chata, preciso mencionar. O que mais me surpreendeu nesse livro, foi que algumas máscaras caíram. Alguns personagens que eu adorava em Outono de sonhos saíram do lado dos queridinhos e sumiram do mapa para mim. Não imaginei que isso iria acontecer, principalmente com alguém que eu tinha gostado tanto, mas é isso aí.

Você é muito mais do que um dia eu podia esperar. – página 57

Inverno de cinzas é um livro lindo, poético e encantador, e o mais incrível é que, no final dele, há um depoimento de uma garota que, assim como Helen, sofreu com as cinzas e o frio do inverno. O depoimento é emocionante, e fiquei muito feliz quando vi que a moça reencontrou suas cores, e seu verdadeiro amor.
Mais uma vez recomendo a série, vale muito a pena conhecer a história de amor de Helen e Andrew

- [...]Talvez seria bom viver o outono outra vez, ou... perceber que o inverno já passou. – página 141


2 comentários

  1. Eu amo esse livro <3
    Também li 'pisando em ovos' com medo de que acontecesse algo com Andrew kkk
    Tô doida pra ler Primavera *-*

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também ♥ morrendo de medo de que algo possa acontecer com ele *-*

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...