Quissama

Título: Quissama – o império dos capoeiras
Autor: Maicon Tenfen
Editora: Biruta (cortesia)
Páginas: 308
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Rio de Janeiro, dezembro de 1868. O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo. Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuava‑se uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.
Resenha

Daniel Woodruff é um detetive inglês que viera passar um tempo no Brasil, mais precisamente, no Rio de Janeiro. Quando resolveu um caso importante que envolvia uma dançarina famosa, ele tornou-se famoso, de forma que muitos o paravam para agradecer o salvamento. Mas não foi o que aconteceu quando Vitorino Quissama o encontrou.

Querendo descobrir o paradeiro da mãe, Bernardina, Vitorino fugiu da senzala de seu patrão com um colar valioso em mãos e foi atrás de Daniel, a quem ofereceu a joia em troca de ajuda. Vendo que o garoto era um escravo fujão, e ainda por cima um capoeira guaiamum, Daniel recusou a proposta... Mas o menino não era de desistir fácil, e, ao procurar o inglês, o colocou no meio de uma grande bagunça.

Daniel acaba metido com policiais corruptos, gangues de capoeiras rivais, criminosos que têm o mundo na palma da mão, uma tentativa de assassinato e tem sua vida em risco o tempo todo. Mas como um bom investigador, ele não desiste, mesmo não aceitando procurar Bernardina, já que está ocupado tentando encontrar pessoas mais perigosas. Mas isso não significa que Vitorino não irá dar um jeitinho de aparecer no caminho do inglês... porque ele vai!

“Já não te mandei para o inferno? ” “Já, sim senhor. É onde eu vivo desde que nasci. ” – página 49

O livro me chamou a atenção por se passar no século XIX, pouco antes da abolição da escravatura no país, e também por ter como pano de fundo a capoeira e o cenário escravista. Mas a história não foi bem o que eu esperava. Com a sinopse, eu imaginei que o foco principal do livro seria Daniel e Vitorino atrás da mãe do menino, mas a mulher mal é mencionada. O que ocupa mesmo o espaço é Daniel se metendo em confusões com senhores de escravos, capoeiras, liberais e conservadores contra e a favor da abolição da escravatura. Não vou dizer que não gostei disso tudo, porque eu gostei MUITO, mas senti falta de Bernardina.

Mas que diabo estava acontecendo comigo? Sem que desse por mim, começava a raciocinar como um investigador disposto a aceitar o caso. – página 66

É interessante ler este livro porque o autor nos dá uma visão clara de como era a vida na época, e era justo quando a Guerra do Paraguai estava acontecendo. E José de Alencar é personagem secundário! Como Ministro da Justiça da época, é José quem mete Daniel numa confusão que o acaba arrastando para a prisão e que o deixa em maus lençóis. O autor não mostra o Rio rico, a realeza e os burgueses... Ele mostra os cortiços, a pobreza, os escravos, a bagunça, a corrupção. É isso o que faz do livro uma obra ainda mais interessante de se ler.

Mas eu não gostei de Daniel. A forma como ele age, sempre dizendo o quão corajoso é, falando que não é covarde e dono de um orgulho irritante.... Mas ele foge de briga quando se recusa a ajudar Vitorino a encontrar a mãe... E em outras cenas também. O achei um pouco chatinho, e quem me surpreendeu mesmo foi Vitorino, em sua busca incansável pela mãe, e em sua recusa em deixar os novos amigos em perigo. Ele é o verdadeiro herói da história.

Um sussurro oriundo do passado sugeria que, no fundo, estava agindo como um covarde. Eu, covarde? Nunca apliquei o termo à minha pessoa. – página 78


Enfim, Quissama é um tesouro histórico e literário que vale muito a pena ler, principalmente se você é louc@ por história como eu!

18 comentários

  1. Oi Dryh, eu também já li esse livro e posso afirmar que é uma ótima leitura, ainda mais para quem ama história, como você mesma comentou. Também achei interessante por poder ler sobre a ambientação e todos os seus detalhes importantes.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, tudo bem?
    Preciso admitir que História não foi uma das minhas matérias favoritas da escola, mas ainda assim a premissa e a resenha do livro me interessou bastante. Vitorino parece ser um personagem super determinado, pela o que você escreveu já gostei dele. Já Daniel parece ser hipócrita, bem seletivo em quais casos resolver e quais vidas salvar, possivelmente eu não iria conseguir me envolver com ele. Apesar de Bernadina não ter uma presença marcante no livro como você esperava, acredito que as aventuras e perigos que ambos enfrentam devem render uma leitura agradável e por isso estou curiosa para conferir!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh
    Infelizmente o livro não chamou minha atenção. Não estou numa vibe muito legal para livros histórico, mas não dá para negar o quão interessante ele é.
    Gostei muito das suas observações e já anotei para ler em outra oportunidade,
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi, meu amorzinho! Tudo bem?
    Já vi essa obra em outros blogs, e muita gente tem essa opinião a respeito do Daniel, eu gostei do livro a partir de saber que a escrita é detalhada e parece ser ótimo para eu me aprofundar mais a respeito dos acontecimentos históricos - o cenário escravista também me chamou bastante atenção!! - e adorei sua opinião sobre.

    Beijos,
    Luan | http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Achei muito legal o autor ter abordado a temática histórica e parece que ele trabalhou isso de uma forma muito legal.
    Entretanto, esse tipo de livro me tira da minha zona de conforto e, para ser sincera, preciso de livros que me mantenham nela no momento.
    Fiquei um pouco triste por você não ter gostado de Daniel, mas, acho que, apesar de tudo, foi uma boa leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Achei a temática do livro bem diferente, nunca li nada que se passasse nessa época, e só por isso já me ganhou a obra.
    Sinto que deve ter sido muito interessante mesmo ter acompanhado as aventuras do protagonista no caminho para achar a mãe, e ter uma visão completa de como era a vida de um negro naquela época.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh!
    Achei o livro bem interessante, ainda mais por ser baseado em uma história real... aí fica muito mais emocionante!
    Acho muito importante os livros abordarem aspectos históricos, sociais, culturais, pois além de nos divertir também nos trazem vários conhecimentos diferenciados ;)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh!

    Esse livro é um show de cultura. Acho que nunca li nada que se passasse nessa época, ainda mais com a Guerra do Paraguai acontecendo. Com certeza uma leitura que todo leitor amante de literatura brasileira deve fazer, não só pelo tema, mas como também por conter Josézito de Alencar HAHAHAH realmente anotei a dica, pois gostei bastante da premissa!

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de históricos mas esse livro não me convenceu. Pelo que tu contou eu apreciaria toda a riqueza cultural mostrada pelo autor, que é a melhor parte dos livros históricos, mas não acho que eu gostaria da história, principalmente por causa do Daniel, não gosto de personagem principal irritante assim. Enfim, quem sabe um dia eu dou uma chance já que ele é histórico ;)

    blogmundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro! Achei interessantíssimo e sua resenha ficou maravilhosa. Quissama parece ser uma história riquíssima em detalhes, além do conteúdo histórico. Com certeza irei lê-lo quando tiver a oportunidade. Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei super interessante!
    Adorei o fato de ter como pano de fundo a capoeira e o cenário escravista. Uma pena que não tenha quase se falado na mãe do menino, porque lendo a sinopse, eu também tinha a impressão de que o foco seria na busca, e não nas confusões e peripécias do menino.
    De qualquer forma, achei esse livro tão interessante (adoro história haha) que com certeza irei lê-lo.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Não conhecia esse livro e nem o autor e fiquei bastante curiosa depois de ler a sinopse e sua resenha,pra falara verdade eu nunca tinha visto um livro com a estória focada nessa época..vou pesquisar mais sobre ele e incluir na minha lista de leituras :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/06/no-seu-olhar-nicholas-sparks.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Apesar de ser bem interessante o livro, acho que não o leria. Essa coisa de escravidão e história nunca me chamou muito a atenção rs Mas para quem gosta acredito que seja um prato cheio. Espero que a leitura tenha sido bem prazerosa para você e que também seja para os amantes de história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, tudo bem?
    Sabe que eu não sou muito chegada nessas histórias mais antigas, por isso nunca me interessei nesse livro, apesar dele trazer uma porposta boa. Mesmo assim talvez um dia eu dou uma chance a ele e vejo o que eu acho. Fico feliz em ver que você gostou!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

    ResponderExcluir
  15. Olá Dryh!
    Que história mais empolgante e cheia de ação. Pena o livro dá impressão que seguirá para um caminho e ir em outra direção. A capa não me chamou muita atenção, mas sua resenha me esclareceu como é o desenrolar da história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Amei a premissa, tratando de vários temas importantes, como pessoas fugindo da senzala, amo livros com detetives, mesmo que acabe não sendo o foco, gosto do autor ter explorado a vida na época em que se passa a história, o que deixa a trama muito mais rica, não sabia que era uma história real, agora desejo ler

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Confesso que já vi esse livro por ai e achei curioso, mas não fiquei realmente animada. Lendo sua resenha agora consegui ter uma noção maior sobre o livro, mas ainda não me senti tentada a ler, só que gostei bastante de ver que é uma história que aborda o lado pobre e a corrupção. Enfim, de qualquer modo parece ser uma história bem interessante, mas não farei no momento.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi Dryh,
    que vontade me deu de ler esse livro,
    gente não tem como não ficar curiosa com uma obra que é, como você mesma disse, um tesouro histórico. Na escola sempre fui apaixonada por história, mas depois que entrei para faculdade meio que abandonei toda e qualquer literatura do tipo, penso que está na hora de retomar essa pode ser uma boa ora para isso.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...