O ceifador

O Ceifador será lançado pela editora Seguinte no dia 17 de abril, mas alguns blogueiros parceiros do grupo Companhia das Letras foram sortudos e receberam a prova do livro  e, como vocês podem imaginar, eu fui uma dessas sortudas ♥ 
Então, com vocês, Citra, Rowan e os Ceifadores \0/

Título: O ceifador
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 448
Edição: 1
Lançamento: 17 de Abril 2017
Série: Scythe #1
Sinopse: Primeiro mandamento: matarás. A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.
Resenha

Esqueçam tudo o que vocês pensam saber sobre ceifadores. Abandonem suas ideias preconcebidas. Sua educação começa agora, - página 54

Num mundo após a Era da Mortalidade, as pessoas vivem muito. Para sempre, na maioria das vezes. A imortalidade foi descoberta, e, graças a isso, muitas pessoas que morrem são revividas em centros especializados, e podem viver vidas seguras e normais, tendo em mãos tudo o que precisam. Um tipo de inteligência artificial perfeita existe, e é ela, a Nimbo-Cúmulo, quem toma conta de tudo.... Com exceção dos ceifadores.

Com o aumento extremo da população e a falta de mortes, surgiu a necessidade de diminuir o número de pessoas vivendo no mundo. Sendo assim, existe a Ceifa, com seus ceifadores. Ceifadores estes que escolhem pessoas aleatórias para matar, levando em consideração as taxas de morte que existiam na Era da Mortalidade e matando pessoas com características e etnias diferentes. Os Ceifadores não precisam seguir as leis estipuladas pela Nimbo-Cúmulo, mas possuem suas próprias leis, que muitos seguem à risca.

Citra e Rowan eram dois adolescentes aleatórios vivendo vidas comuns, até o momento em que conheceram o Honorável Ceifador Faraday, e se tornaram seus aprendizes. Aprendizes de ceifadores ganhavam imunidade de um ano para todos os membros da família, assim como eles mesmos, o que significa que essas pessoas não poderiam ser ceifadas. Então dá para imaginar que ambas as famílias apoiaram, né? De início, nenhum dos dois queria aprender a arte de matar, ou mesmo viver para matar pessoas, tendo que lidar com suas consciências depois. Mas, ao longo da história, vão aprendendo muito com Faraday, que não só é um mestre incrível, como também um ser humano que sente a dor e o luto de suas vítimas e as famílias dos mesmos.

O que mais incentivava os dois aprendizes era saber que, além de suas famílias e eles mesmos estarem salvos, é que, quando o ano de treinamento acabasse, um deles teria sua vida de volta, enquanto o outro se tornaria um ceifador. Mas mesmo como aprendizes, eles já eram tratados de forma diferente pelas pessoas que antes conheciam, afinal, praticamente carregavam a morta em suas costas, e, logo, a teriam em suas mãos.

Uma coisa que eu achei bem interessante, e perturbadora (de alguma forma) foi que, ao longo dos capítulos, temos depoimentos de ceifadores mais velhos e experientes, que falam sobre o que sentem e sobre o que a ceifa faz com suas vidas. Ceifadores como Marie Curie, Goddard e o próprio Faraday.

Outro ponto bacana que precisa ser destacado, é que o autor não só tratou da coleta (como são chamadas as mortes) pelo ponto de vista de ceifadores que faziam apenas sua obrigação, como também de gente que realmente gostava de matar, e também mostra a corrupção existente entre os próprios ceifadores. Esses ceifadores “apaixonados” pela arte de matar me deram arrepios, mas não foi, nem de longe, a pior parte. O autor soube como me deixar morrendo de medo por um dos personagens, e eu ainda fico imaginando o que vai ser delx. Ainda assim, achei que foi uma jogada de mestre, pois eu, nem de longe, imaginava que isso iria acontecer.

A cada coleta que faço, a cada vida que tiro pelo bem da humanidade, lamento pelo menino que um dia fui, cujo nome às vezes mal consigo lembrar. E sonho com um lugar além da imortalidade, onde eu possa, ainda que em pequena medida, ressuscitar o deslumbramento e ser aquele menino novamente. – Do diário de coleta do ceifador Faraday – página 374

O ceifador é um livro totalmente imprevisível e não-clichê. Eu não sabia o que esperar quando comecei a ler, mas sabe aquele tipo de livro que te prende já na primeira página, pois o autor escreve de forma tão leve e fluída que capta a sua atenção? O ceifador é um destes livros, é tão viciante e cheio de surpresas que eu não conseguia parar de ler, por mais que tentasse ir mais devagar para que não acabasse logo. O final me deixou boba, tonta, de queixo caído. Fiquei sorrindo que nem idiota e morrendo de medo, ao mesmo tempo. Neal sabe como tirar o leitor do sério. Pelo menos me tirou do sério.

Eu adorei os personagens, tanto os secundários (Faraday e Curie) quanto Citra e Rowan, que me conquistaram já no início. Apesar de eu sentir mais por Rowan e pelas situações pelas quais ele passou, senti que ele sofreu bem mais do que Citra, ainda que ela também tenha passado por muita coisa. Estou doida para ler a continuação, e realmente espero que saia logo, pois já estou fazendo conspirações sobre o que vai acontecer a seguir...haha’

O ceifador foi uma das melhores leituras que eu fiz este ano, e foi bem triste finalizá-lo, mesmo ele sendo consideravelmente grande. Já estou com saudades dos humores ácidos de Citra e Rowan, e dos conselhos sábios e da calma de Faraday, além da personalidade de Curie e, ok, dos ceifadores estranhos que tinham pensamentos absurdos e assustadores. Este livro ainda vai impressionar muita gente, e logo estará nas telonas também. Leitura mais do que recomendada, mesmo que você nem mesmo pense em ler distopias ou ficção cientifica.

22 comentários

  1. Oi Dryh,
    Eu estava louca para conferir uma resenha sobre esse livro, e com certeza é um título que está na minha lista de desejados desde que soube de seu lançamento. Quero saber mais sobre todos os personagens e essa ambientação também.. Só pelo comentário de que já se tornou uma das melhores leituras do ano, me deixa ainda mais motivada.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Acho que tudo o que quero no momento é algo não clichê e esta coisa do imprevisível é comigo mesma. Adorei suas considerações e ficarei ligadinha assim que o livor estiver nas livrarias.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda abem que gostaste assim tanto de fazer a leitura, e que esta e uma das melhores leitura do ano! :)

    Que bom que ele e previsível, eu adoro isso! :) Quanto mais cliché, mais eu fujo dele..!! ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Essa é a segunda resenha de O Ceifador que leio somente hoje. Achei a premissa do livro muito bacana e original, acho que a Seguinte fez uma grande aposta ao publicar essa obra. A suas impressões me deixou muito curioso com a obra e farei a leitura assim que possível, ela já está na minha lista de desejados. Adorei a sua resenha e os pontos relevantes que você nela citou! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Nossa, fiquei meio assustada/excitada... isso é normal? Kkkkk. Amei sua resenha e estou bem interessada na leitura. Sou meio fraca pra coisas assustadoras,mas em questão de morte assim eu aguento. Hahahaha
    Obrigada pela dica e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro, e cada vez tenho mais vontade de ler! Acho muito interessante a figura do ceifador e esse livro parece ser um pouco diferente dos demais, já que os protagonistas devem tornar-se um.
    http://oxenteleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Adorei a resenha!!!
    E que sortuda você, hein? Lendo antes de todo mundo ;)
    Gostei bastante da premissa da obra e o fato de ser imprevisível me animou bastante a ler !
    Vou adicionar nos desejados :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi. :)
    Achei bem interessante a premissa, e leria com toda certeza.
    Adoro estórias que me surpreendem, que vc tenta imaginar o que vai acontecer, mas tudo muda.
    Que bom que gostou do livro, pois já estou anotando essa dica.
    Parabéns pela resenha.
    Obrigado pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Nossa, esse livro me chamou muito a atenção!
    Um tema bem diferente, uma narrativa que parece ser muito cativante, apesar de tratar um assunto mórbido como a morte, aposto que deve ser uma leitura deliciosa! Espero ter a chance de conferir em breve!

    ResponderExcluir
  10. Só essa capa já chama atenção, e eu já vi muito por aí, e essa sinopse é bem intrigante também, né?
    Saber que a escrita do autor é bem leve e prende desde a primeira página já me deu mais vontade de ler!
    Espero ter a oportunidade de ler em breve, pois adoro esse assunto sobre morte, ainda mais que parece ser abordado de forma diferente!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Oi, só queria dizer que quero demais esse livro. Eu já conhecia o autor por conta da série Fragmentados e agora esse livro. O que gosto dele é que o Shusterman consegue prender o leitor com uma história boa e original, assustadora e fantástica. Ele é incrivel! Aproveita e lê fragmentados. Acho que também vai curtir muito!

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, como está?
    Eu tinha visto a capa desse livro em uma postagem no meu Facebook há alguns dias. Bem, eu não tinha ideia de que a premissa do livro fosse tão boa assim! Pelo modo como tu falou, parecer ser um verdadeiro sonho realizado para quem quer fugir de clichês, XD.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa, eu tento fugir das séries, mas já estou vendo que irei começar outra.
    Já tinha visto que este livro é uma aposta da editora para este primeiro semestre e, pelos seus comentários, foi uma boa aposta. Achei a premissa interessante e bem original. Além disso, gostei da descrição dos personagem, principalmente, do humor ácido da Citra e do Rowan. Tenho a impressão de que irei gostar deles.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oiii tudo bem?

    Não esperava me interessar tanto por ele quando me interessei apos ler sua resenha, imaginava uma história bem diferente e não havia obtido interesse pelo mesmo. Quanto agora esta adicionado aos meus desejados e pretendo ler em breve.
    Adorei sua Resenha
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  15. Esse não é o meu genero preferido de livros, mas ao ler sua resenha, fiquei um pouquinho assustada, o assunto é meio macabro, não? hahaha a capa é linda e você realmente foi sortuda!

    ResponderExcluir
  16. Olá Dryh,
    Ai que bom ter lido sua resenha! Acho tão bacana quando nos sentimos órfãos de obras que estamos lendo. Fiquei muito contente por você ter curtido tanto assim essa leitura. É muito legal quando gostamos de todos os personagens e achei interessante a forma como o autor tratou tudo, desde a coleta até as obrigações.
    Sem dúvidas, vou anotar a dica e aguardar o lançamento para ler muito em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Dryh.
    Eu estou muito interessada em ler esse livro porque quero entender a forma como os ceifadores se sentem. É um trabalho necessário, mas que não deve ser fácil de lidar com a sua consciência depois. Espero gostar tanto quanto você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dryh

    Eu solicitei esse livro e estou esperando chegar. Eu tenho um pouco de receio com a história porque já tive uma experiência ruim com o autor, mas vou fazer a leitura torcendo para mudar de opinião em relação a ele.
    Acho o enredo muito interessantes e o fato de você ter gostado me deu uma animada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bom?
    Um livro imprevisível e não-clichê, que te prende do início ao fim e tem um humor ácido? Já quero! rs Curti muito essa premissa dos personagens serem ceifadores, mesmo não estando felizes com isso e sobre esse treinamento, que pode lhes custar a vida, e esse depoimento um tanto perturbador dos ceifadores mais antigos.
    Adorei o enredo e espero poder ler o livro em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Dryh!
    Eu Gostei bastante da premissa do livro e fiquei bem curiosa para ler. Sua resenha é a primeira que leio e já fiquei louca para conhecer a história. Gosto de narrativas que conseguem prender rapidamente o leitor do inicio ao fim, e sendo uma trama que deixa um pouco de lado o clichê só instigou mais a minha curiosidade. Já está na lista de desejados.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Oiii!!!
    Ameiii esse livro, eu não conhecia ainda e já acrescentei no meu skoob rs. Eu só não leria agora por ainda não ter a continuação. Se não eu já iria correr para comprar rs. Achei a trama incrível, é o tipo de livro que eu gosto de ler. Fico pensando nessa possibilidade de viver eternamente, mas ai as pessoas não morrem mesmo e surgem os ceifadores para resolver isso. Nossaaaa se souber quando vai sair a continuação me diga, que ai me planejo para começar a ler. Amei.!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Uau, preciso confessar que achei que seria algo bem previsível e clichê, tanto que nem me interessei muito em ler. Faz tempo que não leio algo do gênero, e as últimas experiências não foram tão boas, por isso ainda tenho receio, mesmo com os elogios :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...