Nós

Oiee pessoas \0/

Como estou com poucos livros de parceria para ler, andei dando umas furadas na fila e lendo livros que foram comprados e deixados para as traças...haha'  E numa tentativa de fugir dos romances YA e de todos os outros que possuem um bad boy ou um/dois personagem(s) sofrido(s) tentando fugir do passado, optei por ler Nós, pois trazia personagens mais velhos e a crise do casamento. Passou bem longe de ser a melhor leitura do ano, mas também não foi a pior. Fica entre 2,5 e 3 milkshakes *-* bora saber por quê?

Título: Nós
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio. O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho.
Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção.

Resenha
Acho que nosso casamento já deu o que tinha de dar, disse ela. Acho que quero me separar de você. – página 31

Prestes a fazer um Tour pela Europa com a família, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos que há muito não trabalha com o que realmente gosta, recebe a notícia de que sua mulher não quer mais continuar casada com ele. Isso aconteceu no meio da madrugada, quando ela o acordou para dizer que o casamento já tinha dado no que precisava. Atordoado, Douglas percebe que irá perder tanto a mulher quanto o filho em breve, e vê na viagem uma chance de reconquistar a ambos.

Albie, o filho do casal, havia entrado na faculdade de fotografia, e os pais decidiram que seria uma boa ideia viajarem todos juntos pela Europa, passando por várias cidades e conhecendo os museus de vários países. Doug imaginava que tudo seria às mil maravilhas, que tanto Connie quanto Albie ririam de suas piadas, adorariam seu roteiro e perceberiam quão maravilhoso ele era. Mas ele não contava com o mal humor do filho, o desapontamento da mulher e bem... Todo o resto.

Eu perdera de vista as pessoas com quem me importava e era vital que, mais uma vez, eu voltasse a atenção para a tarefa que tinha em mãos, resgatando meu filho e reconquistando minha mulher. – página 267

Eu não estava necessariamente ansiosa para ler este livro, mas queria algo que fugisse dos romances (parecidos) que eu estava lendo, então peguei Nós. Não foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, já tinha lido Um dia antes, e, apesar de ter achado um pouco cansativo, gostei da história.
Já no começo de Nós eu desanimei. Ver Douglas se “esforçando” tanto para manter um casamento que já tinha acabado há anos e ver quão chato e implicante ele era, me deixou desanimada.

Ao mesmo tempo em que conta o presente, Douglas, o nosso narrador, fala também sobre como e quando conheceu Connie, como se apaixonaram e por aí vai. No início nada de mais, ela era uma artista descolada que praticamente passava as noites na rua, e ele um bioquímico que fazia experimento com moscas. É possível perceber que, desejando que Connie goste dele, Douglas finge ser alguém que não é, age da forma que imagina que ela queira que ele aja, e sente como se precisasse moldá-la a seu gosto. Ele faz a mesma coisa com o filho, Albie, ao longo da vida do menino, o que é um dos motivos pelos quais eles não se dão bem. Douglas é um personagem tão mesquinho e chato que eu quase abandonei o livro, mas segui em frente numa dose de coragem e continuei a ler.

Eu achava inconcebível imaginar a vida sem ela. Literalmente assim. Eu não era capaz de conceber. Então, decidi que não podia permitir que aquilo acontecesse. – página 36

A história não me atraiu muito, só finalizei o livro porque não gosto de deixar livros pela metade...haha’ A escrita do autor até que é rápida e tem seus momentos divertidos, mas, na maior parte (principalmente por ser narrada pelo Douglas) era arrastada, e eu realmente não sei como Connie conseguiu aguentar 25 anos casada com um cara como ele.

Connie e Albie também não me convenceram, ela dizia que queria se divorciar do marido, mas continuava agindo como se eles fossem dois jovens apaixonados, dando esperanças para o pobre coitado que, como disse a Laila, do blog Entre Livros, não tinha auto estima alguma e vivia das sobras do amor da esposa. Já Albie é o típico adolescente chato e irresponsável; mas ao longo da história eu consegui entender suas atitudes, à medida em que Douglas ia contando o passado. Não posso dizer que gostei dos personagens, mas consegui aturá-los.

Eu já tive experiências de amor não correspondido no passado e não foram mamão com açúcar posso lhes garantir. Mas amor não correspondido de seu único filho vivo se assemelha a uma lenta queimadura de ácido. – página 56

Ainda assim, o final me deixou feliz, pois me surpreendeu um pouco e eu senti que não poderia ter sido melhor. E mais irônico, não pude evitar rir com os acontecimentos, por mais terríveis que fossem. Nós foi uma leitura um tanto decepcionante, mas me fez rir em alguns momentos e eu até gostei de algumas passagens, apesar de não ter gostado dos personagens. Como dizem os comentários de jornais, autores e revistas que constam nas primeiras páginas do livro, é uma história um tanto realística, principalmente por mostrar tanto os lados positivos quanto os negativos de um casamento.


29 comentários

  1. Ola
    Eu ja conhecia a obra, mas confesso que nunca tive curiosidade em ler. E é uma pena ler que a história não te atraiu - também não consigo deixar livros pela mentade -, mas pelo menos o final te surpreendeu de alguma maneira, o que já é algo bem válido para a leitura né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fê ^^
      Já é alguma coisa...haha' deixar livros pela metade é muito ruim, sinto como se estivesse falhando *-*
      MilkMilks ♥

      Excluir
  2. Olá,
    Olha, eu fiquei um pouquinho decepcionada por que parece que o Douglas é tudo de ruim que poderia haver no livro, acho meio injusto. Porém, você leu o livro então, tem total autonomia pois sabe do que está falando. Talvez um dia eu o leia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kaline ^^
      Ele é bem chatinho, mas não é de todo ruim. No fundo, beeeem no fundo, tem uma pessoa legal dentro dele....haha' Quem sabe você não acaba gostando dele quando ler o livro, né?
      MilkMilks ♥

      Excluir
  3. Hey Dryh,
    confesso que não sou muito chegada a histórias de personagens mais maduros, não trata-se de nenhum preconceito ou algo do tipo, mas dependendo da história gosto de me imaginar na pele dos personagens (geralmente dos protagonistas que aparecem com mais frequência) e por isso prefiro livros onde os tais tenha mais ou menos minha faixa etária. Li apenas "Um dia" do David e foi uma leitura bem morna na época e olha que esse fazia bem mais a minha cara, sendo assim diante das suas considerações - não consigo me ver curtindo esses personagens, assim como você ia acabar não curtindo muito a leitura - e das minhas experiências prévias, vou passar esse livro. Que bom que você está conseguindo ler os livros acumulados na estante, os meus só Jesus sabe quando vou conseguir pegar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Delmara ^^
      Eu sou que nem você, prefiro histórias cujos personagens tenham idades próximas à minha, mas "Nós" estava parado aqui na estante, e acabei pegando-o para ler. Acho que, entre "Nós" e "Um dia", prefiro "Um dia" *-*
      MilkMilks ♥

      Excluir
  4. Oii
    Ouço falarem muitíssimo bem de David Nicholls. Ainda não li nenhuma obra do autor, mas tenho curiosidade devido ao alvoroço que ele causou com Um dia. Nós parece ser um livro divertido, apesar da história não ser somente flores, e seria, com certeza, um que agradaria bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Amanda ^^
      Tem algumas partes divertidas sim, e não foi de todo uma leitura ruim, mas também não foi espetacular. Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo um dia, e que goste mais do que eu :)
      MilkMilks ♥

      Excluir
  5. Oi, Dryh!
    Não tenho vontade de ler nada do autor. Acho que o livro "Um Dia" estragou tudo para mim. rsrs... Pelo jeito esse livro também não funcionou de todo para você. :/ Com certeza é uma leitura que eu não farei.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cris ^^
      Não funcionou muito, mas até que foi boa...haha' foi uma leitura mais ou menos.
      MilkMilks ♥

      Excluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente não é a primeira resenha que leio desse livro negativa, mas de qualquer forma não foi uma história que chamou a minha atenção, e depois da sua resenha noto que escolhi bem não realizar a leitura dele! Mas espero que você tenha uma leitura melhor no próximo livro!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nay ^^
      Vamos torcer para que sim...haha' mas não me vejo lendo outro livro do autor tão cedo, ou nunca...haha'
      MilkMilks ♥

      Excluir
  7. OLá,
    comecei a resenha com a expectativa alta, mas antes de acabar a leitura vi que foi apenas Bom e uma classificação desta em um livro como esse, soa como algo ruim. Enfim, concordo com vc quando diz que dá para esperar mais. E com Um Dia já foi assim.
    Beijos
    Meus livros a Venda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gisele ^^
      Então, depende bem do tipo de livro que você gosta, mas pode ser que acabe gostando de "Nós". Mas se já teve (assim como eu) uma experiência não muito legal com "Um dia", não é muito aconselhável ter expectativas altas...haha'
      MilkMilks ♥

      Excluir
  8. Oie!
    Acredita que não li nenhum livro do autor? Não sei, nem tentei ainda ler, mas não consegui ter vontade para ler.
    Mas mesmo assim, vou anotar o nome. A história pode não ser perfeita, mas vá que eu goste?
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carla ^^
      Pode ser que acabe gostando, nunca se sabe, né? Espero, de verdade, que você goste dos livros do David :)
      MilkMilks ♥

      Excluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Menina , fiquei curiosa para saber só o final, me conta? haha

    Uma pena que esse livro foi uma decepção para você, uma vez ia comprá-lo numa promoção porém entrei no skoob e não tinha muitas resenhas positivas, você não se conectar com nenhum personagem é muito triste, quando isso acontece a história não te envolve em nenhum momento , se tornando bem chata.

    Uma pena pois a capa é linda , adorei sua resenha!

    Beijos
    Jess
    Pintando as Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jess ^^
      Quer mesmo que eu conte? Olha que conto, hein? haha'
      Eu também não encontrei muitas resenhas positivas, mas nenhum livro consegue agradar a todos, né? O problema maior foi não gostar dos personagens mesmo :/
      MilkMilks ♥

      Excluir
  10. Também não gosto de deixar livros pela metade, para mim é questão de honra terminar mesmo se a história estiver muito ruim! Hahahaha
    Que pena que não foi uma leitura não tão boa, mas pelo menos o final foi satisfatório, né? Haahaha
    Eu não tenho muito interesse nos livros do autor, então não sei se lerei.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tamires ^^
      É bem por aí mesmo...haha' nem que a gente tenha que engolir raspando na garganta, né?
      Pelo menos isso...haha' se o final tivesse me decepcionado, eu teria ficado bem triste...haha'
      MilkMilks ♥

      Excluir
  11. Oi Dryh, como está?
    Primeiramente, eu não conhecia o autor e menos ainda sabia que ele já tinha dois livros publicados aqui.
    Segundo, a trama me chamou muito a atenção porque protagonistas mais velhos é algo muito difícil de encontrar em romances NA, ainda mais com a situação relatada. Achei interessante a premissa, mas pelo que tu escrevestes, o desenvolvimento não foi tão bom quanto poderia. Mas mesmo assim eu leria caso tivesse como porque gosto de ler por minha conta e tirar as conclusões.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Renata ^^
      Então, esse não é exatamente um NA, pois não tem... Cenas quentes, é mais focado no relacionamento familiar dos personagens. Espero que você goste do livro :)
      MilkMilks ♥

      Excluir
  12. Oi!
    Eu já tive Um dia na minha estante a cabei trocando, porque li outros que recomendavam este do autor como 'similar' e acabava não gostando.
    Pelo jeito esse livro Nós tem a mesma fórmula do primeiro e é bem arrastado também, mas que bom que pelo menos o final te agradou, pois é horrível quando um livro não nos agrada do começo ao fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sabrina ^^
      As histórias são bem diferentes, mas não se dá para mudar a maneira que um autor escreve, né, então os dois foram um pouco arrastados para mim.
      MilkMilks ♥

      Excluir
  13. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas já conhecia o autor por também ter lido o Um dia.
    Esse livro não me atraiu em nada. Também não gosto de personagens mesquinhas. E como você disse que quase largou o livro por causa disso, não sei se eu conseguiria ler até o final.
    Até gosto de ler livros com temas realísticos sobre casamentos e tal, mas esse realmente não me atraiu. E o filho do casal também me pareceu ser bem, digamos assim "pirracento". Essa dica eu vou passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Felicity ^^
      Acho que só consegui terminar o livro porque queria saber o que aconteceria no final, e porque não gosto de abandonar livros...haha' O Albie é um pouco chato, sim, mas acho que isso se deve mais ao fato de o Douglas sempre parecer decepcionado com ele :/
      MilkMilks ♥

      Excluir
  14. Olá tenho que te dizer que a história deste livro não me agradou nenhum pouco, assim como os personagens centrais que para mim não tiveram nenhum atrativo que me fizesse querer ler a obra. Apesar de você ter citado que a escrita do autor é leve e boa, a história em si me pareceu bastante chata e cansativa seria algo que eu deixaria pela metade.

    ResponderExcluir
  15. Casamentos são coisas complicadas, não é? É triste vermos o quanto é comum pessoas se dedicando à relações que claramente já morreram. Quando envolve filhos, pior ainda. Enfim, a história não me atraiu, pareceu que eu sentiria muita raiva dos personagens! Vou deixar passar a obra dessa vez.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Gosto muito de YAs e também ando precisando sair dessas tramas parecidas com bad boys e galera sofrida tentando superar o passado.
    Desconhecia a obra e ainda não li nada do autor. Uma pena que não tenha gostado tanto do livro, mas realmente toda essa situação e Douglas persistindo tanto acho que seria um tanto quanto chato mesmo. Ainda assim, pretendo arriscar a leitura no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...